Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 13/02/2020

Governo e população discutem obra do Contorno Norte em Castro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Governo e população discutem obra do Contorno Norte em Castro

A obra do Contorno Norte de Castro foi tema de uma audiência pública presencial na tarde de quarta-feira (12) no auditório da Câmara de Vereadores da cidade. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contou com a presença de cerca de 120 pessoas, que conheceram detalhes do projeto e tiraram dúvidas sobre a obra, que fará a ligação entre as rodovias PR-090 e PR-151.

O trecho terá cerca de 15,6 quilômetros e está orçado em aproximadamente R$ 112 milhões. Quando ficar pronto, o Contorno vai desviar o tráfego pesado da cidade e trazer mais segurança para moradores e motoristas que circulam na região. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

Transparência

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a construção do Contorno Norte de Castro é um sonho antigo da população e, por isso, é preciso dar transparência a todo o processo que envolve o projeto e a licitação da obra. “Sem dúvida é uma obra muito aguardada para a população. Momentos como esta consulta pública são importantes para que o Governo do Estado, as lideranças regionais e a população de Castro se reúnam para discutir a melhor maneira de tirar mais essa obra do papel”, afirmou.

Para a presidente da Câmara Municipal, vereadora Fátima Castro, os recursos que serão aplicados na construção do Contorno trazem desenvolvimento para a cidade e atraem mais empresas para a região. “É um orgulho sediar esse tipo de evento, pelo qual a população é chamada para ser ouvida e ter suas dúvidas esclarecidas, principalmente em relação aos investimentos”, disse. “Somos gratos ao Governo do Estado por ter um olhar diferenciado a Castro. Estou otimista com os recursos que serão aplicados aqui no nosso município”, afirmou.

A Consulta iniciou com uma explicação a respeito do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes e do funcionamento das políticas operacionais do BID. Em seguida, os técnicos do DER/PR apresentaram o projeto de construção do Contorno, expondo os trechos que serão afetados e as principais intervenções que já foram planejadas. A população presente pôde fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre o projeto.

“Faço um balanço bastante positivo desta consulta. Foi possível esclarecer alguns pontos do projeto com a população e mostrar que a Secretaria segue trabalhando firme na remodelação de toda nossa malha rodoviária”, acrescentou Sandro Alex.

Em andamento

Atualmente, estão em andamento as obras de construção do Acesso ao Contorno Norte de Castro, na PR-090. A obra tem 2,7 quilômetros de extensão e a previsão de término é para junho. A Consulta Pública a respeito desse trecho foi realizada em Castro em maio de 2017. (Com assessoria)

[caption id="attachment_39509" align="aligncenter" width="750"] Foto: Divulgação DER[/caption]