Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 11/02/2020

Saúde realiza I Semana Pedagógica de discussão sobre aprendizagem multidisciplinar

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Saúde realiza I Semana Pedagógica de discussão sobre aprendizagem multidisciplinar

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), através do Núcleo Educação Permanente (NEP), está realizando a I Semana Pedagógica para os profissionais que trabalham diretamente com os residentes e estagiários. Os encontros acontecem de hoje (11) até sexta-feira (14). A intenção é fortalecer a Educação Permanente no município buscando desenvolver estratégias de ensino com qualidade.

“Somos responsáveis pelos residentes e estagiários que estão nos serviços de saúde municipal, poder participar de um aprendizado como este e trocar ideias é gratificante. Somos o espelho, somos quem influencia o trabalho deles. Estamos multiplicando conhecimento, com isso todos saem ganhando, a população com profissionais mais preparados e as equipes com otimização de tempo”, comenta a participante e enfermeira de Unidade Básica de Saúde (UBS), Paula de Freitas.

Em torno de 80 pessoas, entre profissionais de saúde da FMS e professores das instituições de ensino que tem convenio com a Prefeitura Municipal, estarão participando ad atividade. “O objetivo é compartilhar conhecimento e experiências acerca do ensino-aprendizagem nos espaços de saúde, preparar os profissionais com relação ao processo educativo que ocorre com estagiários e residentes que estão em aprendizagem nos serviços de saúde”, destaca a organizadora e servidora do NEP, Jéssica Martins.

A abertura da Semana foi feita com apresentação cultural da servidora da Secretaria de Educação (SME), Liz Angela Gonçalves de Almeida e na sequência uma palestra com o professor Dr. Eduardo Baumi Campagnoli com a temática “Processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os programas de Residência Multiprofissional”. Cada dia será compostos por duas oficinas, sendo 20 vagas para cada uma, com tema de ensino aprendizagem na saúde, humanização e educação, tecnologia na educação, metodologia ativa e diálogo.

“Não temos uma fórmula exata nesta área, cada grupo tem uma maneira de receber e repassar as informações. A Residência Multiprofissional é uma transformação na área de educação e vem ganhando mais espaço. A Residência é uma modalidade de ensino teórico-prático de treinamento em serviço. O foco é estar dentro do serviço, aproximando os profissionais dentro do SUS. O preceptor tem um papel fundamental”, destaca o palestrante, Eduardo. (Com assessoria)