Destaques

Educação reúne mais de 2,6 mil professores para abertura do ano letivo em PG

A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa reuniu nesta terça-feira (04) todos os seus profissionais do ensino para a abertura do ano letivo 2020. Mais de 2,6 mil professoras, diretores e coordenadoras pedagógicas participaram do encontro de boas-vindas e alinhamento pedagógico, que foi realizado no Centro de Eventos. As aulas para 31,5 mil alunos da rede pública municipal de ensino serão iniciadas nesta quarta-feira (05).

Durante o encontro, a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, lembrou que esta é a segunda abertura de ano letivo que reúne todos os professores. “Fizemos a primeira em 2013, viemos com a proposta de como a gestão seria trabalhada. Naquele momento lançamos que nosso desafio seria construir uma educação de qualidade voltada para a infância. Então iniciamos todo o trabalho de reformulação da Educação Infantil, do Tempo Integral, a adequação dos espaços das escolas, mobiliários, uniformes. E agora, em 2020, finaliza essa etapa da gestão do prefeito Marcelo Rangel”, conta Esméria.

Nesta terça, ela destacou a evolução do ensino em Ponta Grossa nos últimos sete anos. “Desta vez, nos reunimos para mostrar aos professores que aquilo que era um plano teórico, nós conseguimos colocar no concreto. É também um agradecimento, porque os professores são protagonistas da reformulação do ensino da cidade de Ponta Grossa”, afirma a secretária.

Novo Currículo

Durante a mega reunião, a SME também lançou oficialmente os novos referenciais curriculares para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, tarefa para todos os municípios do Brasil em 2020, que Ponta Grossa já cumpriu em 2019 e já colocou em funcionamento. O conteúdo foi construído em conjunto com a rede municipal e será distribuído para os professores neste ano.

A prefeita em exercício, Elizabeth Schmidt, ressaltou o compromisso do município com a área. “Nós fazemos parte de um grupo de pessoas comprometidas com a educação, com a formação de seres humanos para formarmos verdadeiros cidadãos. A nossa atuação é diária, intensa e extensa e é vinculada ao futuro da nossa cidade”, anotou Elizabeth. Ela também falou sobre a expectativa para 2020. “O desafio é grande, 2019 foi um ano espetacular para a educação. Que 2020 seja melhor para nós e em especial para nossos mais de 31 mil alunos da rede municipal”.

BNCC

A consultora Marléa Ramos, do Instituto Formar da Fundação Lemann, falou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e comentou sobre o trabalho realizado pela SME. Ela ficou impressionada com o profissionalismo da plateia.

“Mostra o comprometimento desses profissionais. Analisando os dados da cidade, vemos que a Educação está crescendo. O grande desafio será dar continuidade para isso, sem dúvidas, mas me parece claro que os professores estão conscientes desse compromisso deles com a Educação de Ponta Grossa. Isso não é coisa só de uma gestão. A rede já consegue, sozinha, levar isso adiante e dificilmente será desconstruído isso que foi construído. Se alguém tentar desconstruir, acho que vai enfrentar uma grande rejeição. Ponta Grossa está de parabéns por suas escolhas, a Educação é uma política pública. A conquista é do município, dos cidadãos e das crianças”, considera a consultora. (Com assessoria)

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail, website ou empresa não serão publicados.

Confira outros Posts