Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Destaques 03/02/2020

Assembleia retoma trabalhos em plenário com balanço apresentado pelo governador

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Assembleia retoma trabalhos em plenário com balanço apresentado pelo governador

A Assembleia Legislativa do Paraná realizou nesta segunda-feira (3) sessão ordinária que instalou a segunda sessão legislativa da 19ª Legislatura. Na solenidade, o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, entregou nas mãos do presidente do Legislativo Estadual, deputado Ademar Traiano (PSDB), a mensagem e o plano de governo do Poder Executivo para este ano. No documento, o Governo expõe a situação econômica e financeira do Paraná e as ações a serem desenvolvidas ao longo do período, em cumprimento ao disposto no artigo 87, inciso X, da Constituição do Estado do Paraná.

Para o presidente da Casa, 2020 será mais um ano de votações de pautas importantes enviadas pelo Poder Executivo à Assembleia. “O governo tem projetos importantes para serem enviados ao Poder Legislativo e nossa função, como ponto de equilibro de todas as ações do executivo do estado, é pautar a matéria e promover um amplo debate entre situação e oposição, construir aquilo que for melhor para o interesse publico do nosso estado”, afirmou Traiano.

Apresentação

Após abrir a sessão e instalar o novo período legislativo, o presidente da Assembleia concedeu a palavra ao governador, que iniciou seu discurso enaltecendo o importante papel da Casa na aprovação de pautas importantes para futuro do estado.

“A Assembleia Legislativa teve recorde na apresentação de propostas no ano passado e foi uma peça extremamente importante na proposta de modernização da máquina pública que apresentamos ao longo do ano passado. Fizemos a maior reforma administrativa desde a época do governo Ney Braga e é claro que a Assembleia teve um papel fundamental, porque através dela que todas essas propostas foram apresentadas e aprovadas. O presidente Traiano tem sido muito solícito e ágil nas propostas que encaminhamos aqui para o debate dos deputados e a ideia é fazer com que a gente possa continuar esse bom momento que o Paraná vive”, ressaltou.

Em seguida, o governador falou sobre as principais ações e programas desenvolvidos pelo Poder Executivo durante o ano passado. Ratinho Junior continuou falando sobre a reforma administrativa em toda a estrutura do Estado. “Reduzimos o número de secretárias de 28 para 15 e também juntamos estruturas antigas do estado para que atuem de maneira integrada e, assim, façam o que o cidadão paranaense ganhe tempo sem precisar ir de porta em porta para obter um documento ou uma simples licença”, apontou.

Ações

O chefe do Poder Executivo falou sobre as ações promovidas na área da agricultura, como os programas Paraná Trifásico e o Descomplica Rural. No segmento de infraestrutura e logística, Ratinho Junior citou as concessões de rodovias, a ampliação da malha ferroviária, a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, e o programa Voe Paraná.

Na área de Educação, ações como o Escola Segura e o projeto de intercâmbio para estudantes da rede pública, ‘Ganhando o Mundo’, foram tratados pelo governador. As ações de descentralização na área da saúde também foram destacadas durante o discurso.

“Tratamos com cuidado e respeito o dinheiro dos paranaenses. Fechamos as contas públicas de 2019 com todos os compromissos em dia. E esta apresentação demostra de forma clara que queremos transformar o Paraná em um estado mais inovador, mais acessível ao cidadão e mais ágil. Queremos um estado mais integrado regionalmente e que propõe transformações nas suas cadeias produtivas”, concluiu Ratinho Junior.

Votação

Ao encerrar a sessão da segunda-feira, o presidente Traiano anunciou a pauta de votação para a sessão desta terça-feira (4). A Ordem do Dia será composta por cinco itens e pode ser conferida no site da Assembleia (www.assembleia.pr.leg.br). (Com assessoria)