Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Destaques 28/01/2020

Governador apresenta potencial do Paraná a investidores estrangeiros

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Governador apresenta potencial do Paraná a investidores estrangeiros

O governador Carlos Massa Ratinho Junior apresentou nesta terça-feira (28) a investidores brasileiros e estrangeiros reunidos pelo banco Credit Suisse os principais programas do Estado e as conquistas econômicas alcançadas em 2019. Ele participou do painel “Os Desafios dos Estados Brasileiros”, na 2020 Latin America Investment Conference, em São Paulo.

Ratinho Junior detalhou indicadores recuperação econômica do Paraná, como o crescimento do Produto Interno Bruto, a geração de empregos (4º estado do País, melhor resultado dos últimos seis anos), a evolução da produção industrial (5,4%, maior do Brasil) e do comércio varejista (3,21%), o saldo de 111 mil novas empresas e a prospecção de mais de R$ 20 bilhões em investimentos privados.

“Foi um evento muito importante para o Estado porque apresentamos nosso potencial. E apenas o Paraná e São Paulo foram convidados, devido ao bom desempenho de suas economias em 2019, em especial na indústria, comércio e turismo, além da geração de emprego”, afirmou Ratinho Junior. O governador João Dória também participou do painel.

Investidores

A projeção alcançada no território nacional e no mercado internacional, com as quatro edições do Paraná Day de 2019, também foram destacadas. “Os maiores investidores do mundo tiveram oportunidade de conhecer o Estado nesses últimos meses, e agora podem apontar seus investimentos para o Paraná, o que também ajuda o Brasil a crescer economicamente”, complementou.

Em paralelo, o governador sobre as reformas administrativas, a política de austeridade com as contas públicas e o olhar para a inovação, voltado, principalmente, para a geração de emprego e para a prestação qualificada das políticas públicas nas áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança.

Infraestrutura

Entre os principais avanços na área da infraestrutura em 2019 estão o Banco de Projetos Executivos, que busca reestruturar rodovias essenciais para o desenvolvimento econômico do Estado; o programa Voe Paraná, com 19 aeroportos já conectados; a nova ponte entre o Brasil e o Paraguai, na região Oeste; e a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

“Infraestrutura ainda é um grande gargalo brasileiro, principalmente diante de um cenário de recuperação econômica. E um desafio ainda maior para os estados brasileiro, que perderam a capacidade de investimento nos últimos anos. No Paraná, organizamos a máquina pública para fazer sobrar recursos para a infraestrutura, que é fundamental para atrair novos negócios, empregos e desenvolvimento social”, afirmou o governador.

Conferência

O tema da 2020 Latin America Investment Conference, que acontece entre os dias 28 e 29 de janeiro, é A Era da Transformação. Os painéis concentram discussões sobre o futuro das startups, a revolução alimentícia, educação e saúde na era digital, previsões econômicas para o Brasil, agenda de reformas e biotecnologia.

Participam, além dos governadores, o presidente do Banco Central, Roberto de Oliveira Campos Neto; o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; o ministro da Economia, Paulo Guedes; o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; economistas, CEOs de empresas globais e pesquisadores. (Com assessoria)