Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 08/01/2020

Comissão de Agricultura da Alep comemora trabalhos em um ano de conquistas

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Comissão de Agricultura da Alep comemora trabalhos em um ano de conquistas

“Foi um ano positivo e produtivo. Demandas como o Paraná Livre da Aftosa, o respeito ao vazio sanitário para a soja safrinha e a reorganização da Secretaria de Agricultura através de suas autarquias”. A declaração é do deputado Anibelli Neto (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa do Paraná sobre os trabalhos do grupo em 2019.

“Os deputados que compõem esta Comissão lutaram em audiências públicas e análise de projetos de lei, por melhorias para o nosso setor agrícola que merece o respeito de todos, desde o pequeno, o médio e o grande produtores”, frisou.

A afirmação se dá a respeito de um ano intenso de trabalhos da Comissão, com cinco reuniões ordinárias e a participação do presidente Anibelli Neto a quatro Fóruns Regionais “Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação”. O tema rendeu ainda uma grande audiência pública que lotou os balcões do Plenário e o auditório do Plenarinho com produtores rurais, diretores sindicais e lideranças. Em meados de outubro, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, assinou em solenidade no Palácio Iguaçu uma instrução normativa que autoriza suspensão da vacinação contra a doença no estado.

Segundo Anibelli, protagonista da luta, “no final do ano se fecham as fronteiras do estado para barrar a febre aftosa. O Paraná também sai de um bloco da peste suína clássica, o que significa uma condição melhor, com mais valor agregado aos produtores de proteína suína e bovina”, explicou.

“Uma resolução faz respeitar apenas o vazio sanitário para a safrinha da soja. O produtor com sua experiência e vivencia vai escolher o melhor momento para plantar a soja. Até agora existia um limite para o dia 31 de dezembro, o que podia ser prejudicado por estiagens ou chuvas”, afirmou.

Em agosto a Comissão de Agricultura homenageou em sessão solene no Plenário da Assembleia Legislativa os 50 anos da assinatura da lei federal que criou o Conselho Federal e os Conselhos Estaduais de Medicina Veterinária com a participação dos atuais e de ex-presidentes das entidades. Fazem parte da Comissão, como titulares, além do deputado Anibelli Neto os deputados: Artagão Júnior (PSB), Cristina Silvestri (CDN), Cobra Repórter (PSD), Luiz Fernando Guerra (PSL), Professor Lemos (PT) e Soldado Adriano José (PV). (Com assessoria)