Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 27/12/2019

Prova Paraná avalia conhecimento de quase 1 milhão alunos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prova Paraná avalia conhecimento de quase 1 milhão alunos

Iniciativa lançada pela atual gestão da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, a Prova Paraná testou os conhecimentos de quase 1 milhão de estudantes das redes municipais e estaduais de ensino em 2019.

O teste é aplicado para fornecer informações sobre o nível de apropriação dos conhecimentos em relação aos conteúdos considerados essenciais para a etapa de ensino em que o estudante está inserido. Seu objetivo, portanto, é identificar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos, bem como apontar de quais habilidades eles já se apropriaram no processo de ensino e aprendizagem.

Neste ano, foram três edições da Prova Paraná, uma por trimestre. Ainda, no fim de novembro, foi realizada a Prova Paraná Mais, avaliação externa de aplicação anual que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica Paranaense (SAEP).

Ferramenta

A Prova Paraná contempla as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com 20 questões objetivas de cada disciplina. A segunda edição também contou com a Prova Paraná Fluência, voltada aos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental a fim de verificar a fluência de leitura das crianças em fase de alfabetização.

Secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder destaca que a Prova Paraná demonstrou ser uma ferramenta bastante útil não apenas para as escolas e educadores, mas também para os estudantes.

“Foi a primeira vez que a Secretaria da Educação disponibilizou uma ferramenta de diagnóstico de aprendizagem própria com tamanha abrangência. Tivemos mais de 900 mil estudantes participando. Com os resultados, pudemos esmiuçar o que de fato está sendo aprendido por nossos alunos e quais são suas maiores dificuldades. A Prova Paraná nos proporcionou repensar as formas de ensinar”, afirma.

Planos de ação

A partir dos resultados obtidos, a pasta, Núcleos Regionais de Educação (NREs) e instituições de ensino puderam elaborar Planos de Ação voltadas à aprendizagem dos estudantes.

Uma das iniciativas pensadas nesse sentido foi a Tutoria Pedagógica, que consiste em encontros periódicos, realizados nas escolas, entre equipes pedagógicas e diretiva das instituições e técnicos dos NREs, que buscam contribuir para a gestão escolar e o desenvolvimento de ações pedagógicas por meio da qualificação de diretores.

A ideia é que haja uma troca entre o profissional do núcleo e a equipe da instituição de ensino, vez que cada colégio tem uma realidade própria e o diálogo se mostra fundamental.

Muitos professores também pensaram em ações específicas voltadas à Prova Paraná, que promovem não somente um melhor desempenho dos alunos nas avaliações futuras, mas contribuem para todo o processo de aprendizagem dos jovens. Jogos de tabuleiro, atividades lúdicas, gincanas e trabalho com textos com linguagem mais próxima da realidade dos estudantes, como memes, foram algumas das soluções encontradas.

Tecnologia como aliada

A Prova Paraná foi destaque também pela tecnologia envolvida na correção das avaliações. Se na primeira edição as provas foram corrigidas com o Mira Aula, app preexistente, os testes seguintes passaram por correção de aplicativo próprio lançado pela Seed, o Corrige.

O Corrige foi desenvolvido para facilitar trabalho das escolas e beneficiar a gestão pedagógica com uma ferramenta para otimizar o tempo dedicado à correção de provas. O app oferece, ainda, um sistema que compila os dados e possibilita um diagnóstico mais preciso sobre os conteúdos que estão sendo aprendidos com maior ou menor facilidade pelos estudantes.

Ano que vem

Em 2020, serão aplicadas novamente três edições, uma em cada trimestre. A primeira edição está prevista para ser realizada já em fevereiro, enquanto a segunda deve ocorrer em junho e a terceira em setembro.

A previsão é de que mais disciplinas sejam diagnosticadas, além de Português e Matemática. A Seed pretende incluir também a avaliação de Ciências Humanas e da Natureza nas provas do ano que vem. (Com assessoria)