Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Ponta Grossa 23/12/2019

UniSecal: histórias brasileiras no Natal da II Guerra viram podcast

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UniSecal: histórias brasileiras no Natal da II Guerra viram podcast

Alunos de Jornalismo da UniSecal, sob a supervisão do professor Helton Costa, que também é coordenador do curso, produziram um podcast diferente para o natal de 2019. Eles pesquisaram e gravaram 14 histórias de brasileiros que faziam parte da Força Expedicionária Brasileira – FEB e que estavam em combate nos Apeninos, no norte da Itália, lutando contra exércitos nazifascistas, na II Guerra Mundial, em dezembro de 1944.

Os combatentes faziam parte do contingente de 25 mil soldados enviados como parte do esforço de guerra Aliado e vivenciaram, há 75 anos, aquele natal com muita neve, que marcou até 20 graus negativos no front em que lutavam os Pracinhas, como eram chamados os homens do Exército.

Segundo Helton, a ideia foi mostrar de forma direta, histórias de brasileiros simples que naquele natal estavam longe de casa por uma causa maior e que mesmo na guerra não perderam a humanidade, tendo saudades da família e dos amigos.

“Foi um prazer fazer essa pesquisa e resgatar essas histórias, que estavam em livros. Os alunos se encarregaram de gravá-las e esperamos que quem as ouvir, consiga sentir a mesma emoção que sentimos ao recordar aqueles brasileiros daquela geração”, disse o coordenador. Mais de 50 jovens de Ponta Grossa estiveram entre os  1.542 paranaenses no conflito. O Paraná teve 28 mortos.

Participaram das gravações: Helton Costa, Igor Kreinski, Danilo Wiedermann, Igor Rugilo, Lucas Franco, Lucas Navarro, Mateus Pitela, Renato Pitella, Lucas Navarro, Victor Freitas, Luis Fernando Schmidt, Elder Scolimoski, Hurlan Jesus e Elcio Lara. (Com assessoria)

Para escutar, acesse: https://youtu.be/jVq5bVqz7ws