Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa 20/12/2019

PROMIFIC será lançado oficialmente durante o Natal Iluminado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PROMIFIC será lançado oficialmente durante o Natal Iluminado

O Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) dará desconto no IPTU a pessoas e empresas que patrocinarem projetos aprovados pelo Conselho Municipal de Política Cultural. O valor destinado no primeiro edital é de R$ 500 mil, conforme a Lei 13.526/2019. Serão contemplados mais de vinte projetos com possibilidade de alcançarem até 57 mil em patrocínio. O primeiro edital já está pronto e as inscrições abrem na segunda-feira (23) e fecham no dia 24 de janeiro.

O lançamento do primeiro edital será no sábado, durante a programação do Natal Iluminado, às 21h , no Parque Ambiental. O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, comemora o lançamento do programa e afirma ser uma grande conquista. “A partir de 2020 teremos vários projetos nas mais diversas áreas sendo executados em Ponta Grossa, levando ainda mais atividades culturais para todos os bairros e distritos”, completa.

Entre os objetivos do Promific, os principais são facilitar e promover o acesso aos bens e espaços artísticos e culturais, assim como às atividades desenvolvidas na área da cultura, além de incentivar a produção, difusão e circulação de bens culturais ponta-grossenses e estimular o desenvolvimento cultural do Município em todas as suas regiões. A ideia é também propiciar a formação e aperfeiçoamento de agentes culturais atuantes em todo âmbito municipal e fomentar a pesquisa nos diversos campos da cultura.

Como participar

Podem propor projetos apenas artistas e produtores com no mínimo dois anos de residência ou atuação comprovada em Ponta Grossa. Cada proponente pode inscrever um projeto. São contempladas as áreas de Artes Cênicas (teatro, circo, dança e ópera); Audiovisual; Artes Visuais; Literatura, Livro e Leitura; Música; Patrimônio Cultural (material e imaterial); e Povos, comunidades tradicionais e culturas populares. Após a aprovação do projeto, os proponentes poderão captar os recursos junto a pessoas físicas e jurídicas, em troca do desconto no IPTU no mesmo valor patrocinado.

Os projetos serão avaliados por Comissões de Análise das áreas culturais indicadas pelas Fundação e pelo Conselho Municipal de Política Cultural.

Todos os parâmetros, regras e limites constam no edital que será publicado após o lançamento em www.pontagrossa.pr.gov.br/cultura. (Com assessoria)