Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Destaques 16/12/2019

Reforma da Estação Saudade será entregue nesta segunda

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Reforma da Estação Saudade será entregue nesta segunda

Nesta segunda-feira (16), o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR inaugura, em Ponta Grossa, no prédio da antiga Estação Saudade, uma nova unidade cultural do Sesc PR e um Café-escola do Senac PR. O edifício de 120 anos, tombado pela Curadoria de Patrimônio Histórico do Estado do Paraná e pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde 1990, foi cedido ao Sesc PR, que ficou responsável pelas obras de restauro, que envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura.

O governado Ratinho Junior e o vice Darci Piana presidem a solenidade de inauguração juntamente com o prefeito Marcelo Rangel. Diversas autoridades políticas e empresariais estão sendo aguardadas para o evento. A cerimônia acontece a partir das 18h.

A nova unidade Sesc Estação Saudade será um espaço cultural a ser usufruído por toda a comunidade. No espaço da Biblioteca haverá um acervo inicial de 800 livros de literatura infantil, brasileira, estrangeira e obras de resgate ao patrimônio cultural. Oficinas de escrita, rodas de leitura, contação de histórias, computadores para pesquisa também farão parte do cotidiano.

Na Sala de Arte serão ofertados cursos e oficinas voltados à criação e experimentação artística, de diferentes técnicas como pintura, desenho, gravura e fotografia. As atividades serão voltadas para diversos públicos, desde o infantil até a terceira idade, com o objetivo de desenvolver artistas, produtores e público em geral.

Mini Museu

Para resgatar e preservar a história da ferrovia, a unidade contará com um Mini Museu Ferroviário, com peças do acervo da Casa da Memória de Ponta Grossa e com doações da comunidade. A unidade também terá espaços para Música e Dança, com atividades sistemáticas e oficinas para a comunidade.

Na antiga bilheteria haverá uma loja de souvenirs, com peças produzidas por artistas locais e que rememoram a história da própria estação ferroviária, além de cartões postais, marca páginas, livretos produzidos especialmente para esta nova fase. “O Sesc PR reconhece a importância do conhecimento histórico para o constante desenvolvimento da humanidade e orgulha-se em poder restaurar a famosa estação de trem, que possui valor inestimável para todos os paranaenses. A instituição compromete-se em honrar a história deste patrimônio cultural com projetos culturais, de memórias, inovadores e vanguardistas”, enfatiza o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

A unidade estará aberta para visitas agendadas a partir do dia 17 de dezembro. A programação de cursos terá início na segunda quinzena de janeiro. Para mais informações acesse o site www.sescpr.com.br.

Senac Estação Saudade

A educação profissional também estará presente no prédio, por meio da Unidade de Educação Tecnológica Senac Estação Saudade. O ambiente de prática profissional Café-escola, duas salas de aula convencionais e uma cozinha didática proporcionarão a oferta de diversos cursos na área de gastronomia: Boas práticas para serviços de alimentação; Comidas de rua; Garde Manger; Sustentabilidade aplicada à cozinha; Técnicas de chocolateria; Cake Design; Preparo de bebidas à base de café; Técnicas de latte art; Barista; Confeiteiro; Cozinheiro.

“O portfólio do Senac foi alinhado nacionalmente visando oferecer ao mercado uma formação aderente as demandas atuais e perspectivas futuras, buscando inovar os setores produtivos. Para essa unidade optamos por cursos aderentes na área da Gastronomia, utilizando o Modelo Pedagógico Senac, que tem como diferencial a prática profissional por meio do aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, valorizando a busca de alternativas e soluções para problemas concretos”, explicou o diretor regional do Senac PR, Vitor Monastier.

As inscrições para os cursos já estão disponíveis no site www.pr.senac.br . As aulas na unidade da Estação Saudade iniciam em fevereiro. (Com assessoria)