Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política 10/12/2019

Seminário sobre futebol feminino reúne especialistas em Brasília

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Seminário sobre futebol feminino reúne especialistas em Brasília

A participação da Mulher no Futebol foi tema de Seminário nesta terça-feira (10), na Câmara dos Deputados. Proposto pelo deputado federal Aliel Machado (PSB), a Comissão do Esporte realizou o debate com a participação de vários profissionais de todo o país ligados à área, entre eles o coordenador de seleções femininas da CBF, Marco Aurélio Cunha, a ex-árbitra, Fernanda Colombo, a assessora do Operário Ferroviário, Bianca Machado, além de representantes do futsal e dos clubes.

O objetivo do Seminário foi debater o futebol feminino dentro e fora das quatro linhas, buscando melhorar as políticas públicas e a consolidação da participação das mulheres. Além disso, o deputado Aliel é autor de um projeto que exige a participação de 30% de mulheres nas direções de entidades esportivas.

Requisitos

De acordo com o PL, somente serão beneficiados com os incentivos previstos na lei os proponentes que assegurem a existência e a autonomia do seu conselho fiscal e a presença mínima de 30% (trinta por cento) de mulheres nos cargos de direção. “É preciso que elas participem de fato, não apenas nas modalidades, mas também nos cargos de direção, para que sejam respeitadas e para que haja uma igualdade maior nas questões orçamentárias, que também é de fundamental importância”, defendeu ele.

Uma das participantes do Seminário, Bianca Machado, falou da importância do debate. “É fundamental debater o papel das mulheres no esporte como um todo, quem está na gestão, jogadoras, treinadoras e também quem está fora, como na imprensa esportiva. Estou certa de que iremos ter boas ideias e discussões para que tenhamos cada vez mais mulheres participando do esporte”, avaliou Bianca.

Debates

A audiência contou com quatro painéis com os temas; Desenvolvimento do Esporte, Futsal feminino, Inclusão e participação da Mulher e a Mulher Fora das Quatro Linhas. (Com assessoria)