Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Destaques 27/11/2019

Itinerante: Proposta quer levar sessões da Câmara para os bairros de PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Itinerante: Proposta quer levar sessões da Câmara para os bairros de PG

Realizar sessões itinerantes da Câmara nos bairros da cidade uma vez ao mês para ouvir as demandas da população ponta-grossense. Esse deve ser o teor de um projeto de lei que será protocolado no Legislativo pelos vereadores Valter José de Souza (PP) e Ricardo Zampieri (PSL).

De acordo com Valtão, a ideia é dar voz à população. "Vamos ouvir a demanda dos bairros lá onde elas estão. A ideia é fazer as sessões itinerantes uma vez ao mês", justificou Valtão, em pronunciamento na tribuna da Câmara nesta quarta-feira (27). O parlamentar solicitou agilidade no trâmite da proposta assim que seja protocolada. A intenção é que a partir de março de 2020 iniciem as sessões nos bairros.

O vereador Ricardo Zampieri frisou que o Poder Legislativo tem a estrutura necessária para levar o trabalho aos bairros, e que existe a vontade por parte dos parlamentares em aproximar as atividades dos mandatos junto à população. "Não é todo mundo que pode vir às 14 horas na segunda ou na quarta na Câmara para acompanhar as sessões. Com a proposta da Câmara itinerante as pessoas terão a oportunidade de estar numa sessão sem sair do seu bairro", afirmou Zampieri. A matéria irá prever a realização das sessões no período da noite para facilitar a presença dos munícipes.

Disputa

A iniciativa teve a manifestação de apoio de outros parlamentares e não deve encontrar dificuldades para ser aprovada na Câmara. Entretanto, pelo fato de 2020 ser ano eleitoral, em que a disputa pelas 19 vagas do Legislativo a partir de 2021 estará acirrada desde o início do ano, é preciso ter cuidado para que tais sessões itinerantes não se tornem palanque eleitoral para os atuais vereadores, ou alvo de críticas desconstrutivas feitas pelos postulantes ao mandato. A ideia é boa, mas talvez deixar para implantá-la na nova legislatura, a partir de 2021, seja mais sensato.