Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Eventos Ponta Grossa 18/11/2019

München tem nova data: de 5 a 8 de dezembro no Complexo Ambiental

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
München tem nova data: de 5 a 8 de dezembro no Complexo Ambiental

O próximo domingo, dia 24, será marcado pelo desfile da 30ª edição da Münchenfest. Os blocos descerão a avenida Vicente Machado, partindo da praça Barão de Guaraúna, até o Complexo Ambiental. O evento, que contará com participarão de blocos e de todas as candidatas a Rainha desta edição da München, terá início às 17h.

Além da data do desfile, a Secretaria Municipal de Turismo também anunciou que a München deste ano teve seu período ajustado: o início das atividades no Complexo Ambiental será no dia 5 de dezembro, prosseguindo até o domingo, dia 8. Nos horários habituais: dias 5 e 6, das 17 às 22h e dias 7 e 8, das 11 às 22h. Anteriormente, a festa estrava prevista para acontecer de 28 de novembro a 01 de dezembro.

Nesta edição, a exemplo do que ocorreu em 2018, será mantida a receita original da festa, segundo o secretário Edgar Hampf.  “Neste ano, teremos gastronomia alemã, mais variada e acessível, ótimo chopp e cervejas artesanais”. O secretário também explica ainda que o novo período coincidirá com muitas das ativações específicas do período natalino.

“Estamos ajustando a data para que seja possível otimizar recursos e garantir aos foliões e aos turistas que vem a Ponta Grossa para compras e passeios de Natal, dispor de atrações, segurança e uma vivência cultural inesquecível”, declara

Assim como a estrutura de segurança exemplar, como verificado em 2018, a München voltará a ter portões abertos. “Temos a München da família, com diversão, gastronomia e cultura. Estamos propiciando mais uma atração para o cidadão ponta-grossense e para o turista, desta vez também contemplando o turista que vem à cidade para as compras de Natal”, lembra o secretário de Turismo.

Gastronomia

O foco da festa será, novamente e como deve ser, a cultura alemã, com foco na culinária e três bandas que se alternarão no palco. Houve também um grande cuidado com a ampliação da oferta de pratos alemães: “queremos oferecer ao turista e ao visitante opções adequadas, acessíveis e que permitam uma experiência gastronômica importante. Por isso cuidamos da adequação de espaços e da oferta de pratos que, mesmo incluídos no segmento de alimentos étnicos, são também fáceis de conhecer, assimilar e saborear por todos os paladares”.

Entre os pratos que serão oferecidos aos participantes da München estão clássicos como Eisbein (joelho de porco), Frikadellen (bolinho de carne com molho típico) e Appfelstrudel (folhado de maçã com sorvete). E também pratos novos como o cheese-eisbein, torta alemã, sanduíche de pernil e waffles.

Evento reúne rainhas e provoca ativação

O desfile deste domingo, além das majestades reinantes – a rainha Ingrid Messias, a primeira princesa, Bárbara Buss e a segunda princesa Jaíne Wasilevski – terá também a presença de rainhas de outras edições da München, inclusive e especialmente a rainha da primeira Münchenfest, Simone Kaminski de Oliveira, que hoje é a primeira-dama do município e também secretária municipal de Assistência Social e presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa. Haverá participação de blocos, fanfarras e representantes da terceira idade.

Para o secretário de Turismo do município, Edgar Hampf, o desfile deste domingo é também a oportunidade para que as ativações comerciais envolvendo o vínculo da cidade com a indústria cervejeira, a cultura alemã e a gastronomia típica, além da própria festa, sejam iniciadas. “Setores vinculados ao turismo que não têm apelo comercial vinculado ao Natal, têm assim a oportunidade de promover ativações comerciais interessantes, alavancando suas receitas num momento extremamente propício do ano”, explica o secretário. (Com assessoria)