Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 14/11/2019

PP realiza evento para filiações e aposta em Wosgrau para 2020

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PP realiza evento para filiações e aposta em Wosgrau para 2020

O Partido Progressistas (PP) de Ponta Grossa realiza na próxima segunda-feira (18), no Hotel Planalto, um evento que marcará a filiação de lideranças ao partido. A intenção é aglutinar nomes para a formação da chapa de candidatos a vereador para as eleições municipais do próximo ano. A legenda também inicia as tratativas para definir uma candidatura própria à Prefeitura. A principal aposta dos progressistas para 2020 é na figura do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho.

Aos 72 anos, o engenheiro Pedro Wosgrau Filho é um dos principais expoentes da política ponta-grossense, com históricos três mandatos à frente da administração municipal. O primeiro mandato foi de 1989 a 1992, voltando ao Palácio da Ronda em 2005, se reelegendo em 2008 e ficando até o final de 2012, antecedendo os dois mandatos do atual prefeito Marcelo Rangel (PSDB). Agora, lideranças do PP articulam para vê-lo novamente na disputa pelo maior cargo eletivo da cidade.

Filiações

Quem anda imbuído de viabilizar a candidatura de Wosgrau é o vereador Valter José de Souza, o Valtão, presidente do PP municipal. Wosgrau e membros do seu grupo político - pessoas que fizeram parte da equipe em seus governos - são presença garantida na reunião da próxima segunda-feira. Alguns dos seus ex-secretários devem assinar a ficha de filiação ao PP, numa demonstração de que estarão à disposição para uma possível futura campanha.

Ao ser indagado sobre uma nova candidatura, Wosgrau afirma que não pensa no assunto. Porém, o envolvimento político e as ações que vêm sendo tomadas nesse momento pré-eleitoral mostram o contrário.

Antes de viabilizar uma candidatura, porém, Wosgrau deverá passar por um julgamento da Câmara de vereadores, referente a um processo de prestação de contas, do tempo de prefeito, que tramita no Legislativo com parecer pela desaprovação do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), órgão responsável por analisar as contas dos gestores do dinheiro público.

Julgamento das contas

O processo tramita na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, que tem como presidente o vereador Paulo Balansin (Podemos), e ainda não tem data para ser colocado em votação. Alguns parlamentares defendem que o processo seja liberado o quanto antes para votação. Como está com parecer contrário do TCE-PR, Wosgrau precisará de 16 votos para não ter as contas rejeitadas e ficar inelegível. Entretanto, mesmo com a rejeição, ainda caberá recurso caso queira levar adiante o projeto de uma nova candidatura. As eleições já começaram e os bastidores estão a todo vapor.