Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Destaques 13/11/2019

Milla limita entrega de moções de aplauso e acesso de assessores em plenário

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Milla limita entrega de moções de aplauso e acesso de assessores em plenário

Os vereadores ponta-grossenses poderão entregar no máximo até quatro moções de aplauso por ano durante as sessões a partir de 2020. Cada parlamentar terá direito a ter um assessor acompanhando as ações em plenário no transcorrer das sessões. Essas decisões foram tomadas pela Mesa Executiva da Câmara e comunicada aos vereadores pelo presidente Daniel Milla (PV), em reunião no gabinete da presidência após a sessão desta quarta-feira (13).

A intenção é dar maior dinâmica às sessões, que estão tendo um tempo considerável destinado à entrega de moções, e diminuir a quantidade de pessoas em plenário, já que por muitas vezes os discursos dos parlamentares precisam ser interrompidos para que o presidente peça que se faça silêncio.

De acordo com o presidente, uma Portaria será feita para regulamentar as medidas anunciadas nesta quarta-feira. "Queremos dar maior dinâmica às sessões", declara Milla. As medidas estão sendo adotadas após o início do funcionamento da votação eletrônica, também implantada pela Mesa Executiva para melhorar o andamento das reuniões e dar maior transparência nas votações.

Pequeno expediente

Outra mudança adotada será no chamado pequeno expediente, realizado ao final das sessões. Atualmente, no pequeno expediente pode usar a palavra por cinco minutos as lideranças partidárias ou lideranças de bancadas. Com a modificação, cada parlamentar poderá se inscrever para falar por cinco minutos, independente de ser líder de partido ou bancada. O objetivo é proporcionar um espaço mais democrático para a manifestação dos vereadores ao final das sessões. Para essa mudança será necessário apresentar um projeto para mudar o Regimento Interno da Casa.