Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Destaques 12/11/2019

ACIPG recebe presidente interino dos Portos do Paraná

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
ACIPG recebe presidente interino dos Portos do Paraná

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), recebeu na reunião da Diretoria desta semana, o diretor jurídico dos Portos do Paraná (Paranaguá e Antonina), Marcus Freitas, que assumiu interinamente a presidência da instituição entre os dias 11 e 24 de novembro. Freitas apresentou um panorama da situação portuária e números específicos de Ponta Grossa, quanto à importância que a região tem para os portos do Paraná.

De acordo com Freitas, ele substituirá interina o presidente Luiz Fernando que está em viagem nos Estados Unidos. De acordo com ele, os Portos do Paraná estão na vanguarda no Brasil, autonomia plena e administração total dos processos licitatórios de arrendamento, por ser o primeiro porto do país a conquistar a descentralização, bem com, por contar com um índice de 8,5 na gestão das autoridades portuárias.

Para Freitas, a centralização ocorrida no governo Dilma Rousseff foi prejudicial para o estado e a descentralização é a modernização dos Portos do Paraná pela maior rapidez e objetividade das decisões, baseando as na proximidade dos fatos e das pessoas, neste caso em especial das empresas atuantes no setor portuário e da comunidade dos municípios portuários.

“Além disso, a intenção é coibir que as oscilações políticas atinjam o setor portuário e também contribuir para que, com um exemplo de sucesso, as decisões não sejam mais de Governo, mas sim de Estado”, enfatizou.

O presidente em exercício dos Portos do Paraná frisou que são efetivamente do agronegócio, com 92% da carga. Freitas salienta que Ponta Grossa é a capital do agronegócio e do caminhoneiro, sendo o 2º lugar na origem de soja exportada no estado, com mais de R$ 1 bilhão em exportações até outubro deste ano. “Em virtude disso, há uma relação estreita entre os portos e Ponta Grossa e esperamos com isso estreitar mais este relacionamento”, finaliza. (Com assessoria)