Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa 01/11/2019

Dia de Finados deve levar 100 mil pessoas aos 21 cemitérios de PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Dia de Finados deve levar 100 mil pessoas aos 21 cemitérios de PG

Os 21 cemitérios de Ponta Grossa devem receber até 100 mil pessoas ao longo do Dia de Finados, no sábado (2). A estimativa é do Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios.

Atualmente, Ponta Grossa tem sete cemitérios em área urbana e 14 no perímetro rural. De acordo com o diretor do departamento, Marcos Fernandes, o cemitério Santo Antônio deve concentrar o maior número de visitas de familiares e amigos por ser o maior da cidade, com 2,9 mil túmulos.

Horários

Em dias úteis, os cemitérios de Ponta Grossa funcionam das 8h às 16h. Contudo, por conta da previsão de fluxo intenso, o Departamento de Serviços Funerários estendeu o horário por mais quatro horas, ficando das 7h às 19h.

Missas

No decorrer no Dia de Finados, missas serão celebradas nos cemitérios. No São José, elas ocorrerão às 10h e 15h. No São Vicente, Santa Luiza e São João, a previsão é de que aconteçam às 9h.

Vendas ambulantes

Segundo o Departamento de Urbanismo, da Prefeitura de Ponta Grossa, 310 ambulantes solicitaram autorização para comercializar produtos nos arredores dos cemitérios. O prazo para protocolar a solicitação se estendeu até 25 de outubro e não tem mais como conseguir o documento.

A permissão vale apenas para o Dia de Finados e não tem horário mínimo nem máximo para comercialização. Não será proibida a venda de ambulantes sem a autorização, contudo, eles receberão uma notificação orientando que procurem o Departamento de Urbanismo no próximo ano.

Transporte coletivo

A frota das linhas de ônibus de Ponta Grossa atenderá com itinerário de domingo e feriado durante o Dia de Finados.

Para facilitar o deslocamento das pessoas entre os cemitérios, de acordo com a Autarquia Municipal de Transito e Transporte (AMTT), serão disponibilizados carros extras: Terminal Uvaranas - linhas Jardim Paraíso e Cemitério Vicentino. Além disso, a linha Bom Jesus passará próxima ao Cemitério Vicentino e haverá disponibilidade de carros convencionais para as linhas Santa Lúcia, Marina e Parque dos Pinheiros.

Todos os usuários pagam meia passagem durante o Dia de Finados, seja em dinheiro ou cartão de bilhetagem. (Com assessoria)