Fechar
Sábado, 20 de abril de 2024
Sábado, 20 de abril de 2024
Destaques 25/10/2019

Rudolf propõe EstaR gratuito para doadores de sangue e pacientes de hemodiálise

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Rudolf propõe EstaR gratuito para doadores de sangue e pacientes de hemodiálise

O vereador Rudolf 'Polaco' (Cidadania) apresentou um projeto de lei que quer incentivar a doação de sangue e dar mais qualidade de vida para os pacientes que passam por hemodiálise em Ponta Grossa. O projeto 372/2019 foi apresentado no Legislativo neste mês e prevê a isenção do Estacionamento Regulamentado (EstaR) dos doadores de sangue durante a doação e também para pacientes que realizam hemodiálise.

A proposta de Rudolf prevê que a isenção seja concedida nas ruas paralelas à sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemepar) e de outros estabelecimentos que realizam procedimentos do tipo. Para ser isento, o(a) doador(a) de sangue terá que apresentar o comprovante da doação para garantir a gratuidade, já o paciente da hemodiálise terá uma credencial fornecida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT).

De acordo com Rudolf, a proposta busca valorizar os doadores e dar melhores condições a quem passa pelo procedimento de hemodiálise. "Os pacientes que têm insuficiência renal crônica ficam horas passando pelo procedimento de hemodiálise e acabam sendo multados diante da impossibilidade de renovar o EstaR", explicou o vereador.

O líder do Governo defendeu ainda a importância de valorizar o doador de sangue. "Conceder a isenção do EstaR é um pequeno auxílio para quem toma essa atitude bela e tão importante", contou o vereador. O projeto de Rudolf foi bem aceito e elogiado pelo presidente da AMTT, Roberto Pellissari. (Com assessoria)