Fechar
Quarta, 24 de abril de 2024
Quarta, 24 de abril de 2024
Política 22/10/2019

Pauliki visita Milla e suscita especulações para 2020

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Pauliki visita Milla e suscita especulações para 2020

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Daniel Milla (PV), recebeu na tarde desta terça-feira (22) a visita do empresário e ex-deputado estadual Márcio Pauliki (SD). No encontro, que teve a participação do segundo secretário da mesa executiva, vereador Jorge da Farmácia (PDT), Pauliki aproveitou para parabenizar o presidente pelo trabalho que vem desenvolvendo na condução do Legislativo ponta-grossense.

Tanto Milla, quanto Pauliki, são pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa para 2020. O ex-deputado já participou da disputa ao Executivo em 2012, quando ficou na terceira colocação, com 53.517 votos no primeiro turno, atrás de Péricles de Mello (PT), que fez 57.811 votos, e de Marcelo Rangel (PSDB), com 59.633 votos. Rangel viria a ser eleito no segundo turno.

Agora, depois de um mandato como deputado estadual (2015-2018) e um revés no pleito de 2018, quando tentou uma cadeira na Câmara Federal, Pauliki articula para ser novamente candidato ao maior cargo político do Município. Presidente do Solidariedade Estadual, ele aparece bem colocado nas pesquisas de opinião preliminares, mas terá um desafio grande pela frente, que será aglutinar partidos que lhes deem condições de uma candidatura viável, com bom tempo de televisão e recursos financeiros do Fundão Eleitoral.

O desafio existe pelo fato de um grande número de partidos estar atualmente ligado politicamente ao prefeito Marcelo Rangel, que deverá lançar um candidato à sucessão, e outra parte com o deputado federal e também pré-candidato a prefeito, Aliel Machado (PSB). Portanto, a disputa pelo apoio partidário para 2020 já começou.

Daniel Milla, por sua vez, busca ocupar um lugar de protagonista na política municipal no ano que vem. Em seu segundo mandato como vereador e pela primeira vez na presidência do Legislativo, ele busca uma participação na disputa pela Prefeitura. A pessoas próximas Milla já disse que não pretende disputar mais a reeleição para Câmara. Portanto, lhe resta a candidatura a prefeito ou vice.

Ligado ao prefeito Marcelo Rangel, o presidente da Câmara busca se tornar um nome viável eleitoralmente para ser o candidato do Governo. Para isso, trabalha para fazer uma boa administração no comando do Legislativo. E nesse projeto para 2020, a aprovação da proposta de lei de sua autoria, que abre licitação para novas linhas de ônibus em Ponta Grossa, com a posterior efetivação na prática, será fundamental, no sentido de ter o que mostrar à população numa futura campanha. Isso porque o fim do monopólio da Viação Campos Gerais é um fato esperado há anos pelos ponta-grossenses.

Atualmente no PV, Milla não irá continuar no partido para as próximas eleições. Irá aproveitar a janela partidária para mudar de legenda. O destino ainda não é sabido, mas um dos partidos que se comenta é o DEM, do deputado estadual Plauto Miró.

Político jovem e com perfil de direita, bastante valorizado em Ponta Grossa, Milla também poderá vir a ser um bom candidato a vice. Seria nisso que Pauliki estaria pensando ao visitar o presidente da Câmara? É esperar pra ver.