Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 16/10/2019

Operário tem 6% de chances de acesso faltando nove partidas na Série B

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Operário tem 6% de chances de acesso faltando nove partidas na Série B

Depois da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, restam nove jogos para vinte times divididos em dois grupos – os que sonham em subir para a primeira divisão e os que lutam para escapar do rebaixamento. Na parte de cima, Coritiba, Paraná Clube e Operário seguem na disputa. Na parte de baixo, o Londrina vive um momento complicadíssimo. As informações são da Tribuna do Paraná.

Neste momento, a disputa pela Série A tem, a rigor, duas vagas – líder absoluto com 58 pontos, o Bragantino só não sobe se houver uma catástrofe. O Sport, com 52, também está muito perto de voltar à elite do futebol brasileiro. O Atlético-GO tem 48 pontos, ainda está em situação confortável, mas vem em sequência de maus resultados, e vendo os adversários se aproximando. Em quarto colocado, e ainda com um jogo a menos, o Coritiba teve aumentadas as suas chances de acesso após a vitoria sobre o São Bento. Segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, as possibilidades alviverdes são de 53%. Sábado (19), o Coxa encara o Vila Nova em Goiânia.

Mais abaixo, o Paraná ocupa a sexta posição, e neste momento tem 25% de chances de voltar à primeira divisão. Além de fazer sua parte, principalmente na Vila Capanema, como no próximo sábado contra o Figueirense, o Tricolor tem que contar com tropeços adversários. Nesta briga, estão também América-MG, Botafogo-SP, CRB e Ponte Preta. E também o Operário, que recebe o São Bento também no sábado no Germano Krüger e neste momento tem 6% de possibilidade de acesso.

Na luta para fugir do rebaixamento, sem qualquer chance matemática de voltar à elite, o Londrina precisa de reação imediata. Com dez derrotas nas últimas 13 rodadas, o Tubarão tem 44,6% de risco de ficar entre os quatro piores da Série B – o cálculo é dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sexta (18), o LEC faz jogo decisivo contra o Vitória no Barradão.

Números mágicos

Ainda segundo a UFMG, neste momento a pontuação que garante com 100% de certeza o acesso é 67 pontos. Mas se um clube atingir 63, a possibilidade supera 99% – portanto, este pode ser considerado o ‘número mágico’ para Coritiba, Paraná e Operário.

A situação é a mesma na parte de baixo da tabela. Com 49 pontos as equipes não correm risco algum de rebaixamento. Mas é possível dizer que com 46 pontos o Londrina escapa da degola.

Foto: Divulgação