Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 08/10/2019

PG inicia atividades do Congresso Gastronômico dos Campos Gerais

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PG inicia atividades do Congresso Gastronômico dos Campos Gerais

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a  Unicesumar, UEPG, UTFPR, Cescage e Senac, deu início, na segunda-feira (07), às atividades do 1º Congresso Gastronômico dos Campos Gerais. O evento tem como objetivo aprofundar o debate técnico/científico da área, fortalecendo a gastronomia em Ponta Grossa e região.

Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Turismo, Edgar Hampf, ressaltou o ineditismo da iniciativa, que começou a ser desenhada ainda em 2018. “A discussão e  essa nova visão sobre a gastronomia começaram há um ano atrás, quando firmamos uma parceria para resgatar a gastronomia da região, com foco voltado para o turismo, e que resultou no  primeiro curso  de gastronomia alemã para a nova Munchenfest”, declara.

“Este é um evento pioneiro pois  nunca tivemos algo voltado exclusivamente para a  gastronomia e desenvolvido em parceria, inédita, entre a Setur, Unicesumar, Senac, UEPG e UTFPR. Acredito muito nos bons frutos que serão provenientes dessa integração e tenho um imenso orgulho em poder fazer parte desse congresso”, finaliza Hampf.

Segundo o diretor do campus Ponta Grossa da Unicesumar, Marcos Oliveira Athayde a realização do Congresso contribui para que a cidade e a região possam demonstrar com força ainda maior o seu potencial turístico e gastronômico. “Fico muito honrado em ser parceiro do primeiro Congresso Gastronômico dos Campos Gerais e tenho certeza de que essa atitude irá repercurtir de forma muito positiva para a gastronomia da região. O turismo tem uma relação muito forte com a gastronomia e Ponta Grossa, junto com os municípios da região, tem que demonstrar a grandeza dessa gastronomia”, afirma.

Palestra de Abertura  e Mesa Redonda

Entre as atividades do primeiro dia do Congresso, os participantes puderam acompanhar uma mesa redonda sobre Legislação e Mercado de Trabalho. A discussão contou representantes da vigilância sanitária, Apras (Associação Paranaense de Supermercados) e do Ponta Grossa Conventions e Visitors Bureau.

Na sequência o Chef Beto Madalosso, responsável pelo Forneria Copacabana e um dos chefs mais conceituados do Paraná, ministrou a palestra de abertura do evento.

Programação

08 de outubro
8 h
Palestra -  Segurança Alimentar – Betânia Ávila (UTFPR)
10 h
Palestra – Turismo e Gastronomia na região dos Campos Gerais – Rubia Gisele Tramontin Mascarenhas
11 h
Palestra  Alimentação do presente e futuro – Leia Pires
17 h
Palestra Conduta Profissional – Chef Dobis - Consultoria Gastronômica e Eventos
18 h
Palestra com Waldir Santos Joanassi Filho – Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas de Palmeira e Coordenador da AMCG Cultura
19 h
Jantar: Chef Dobis – Chef Consultoria Gastronômica e Eventos
09 de outubro
8 h
Aula Show Pratos Típicos do 1º Concurso Gastronômico dos Campos Gerais + Harmonização de Cervejas
17h
Palestra Gastronomia e Ciência – Cogumelos Comestíveis – Eduardo Bittencourt (UTFPR)
17h40
Palestra Slow Food – Paulo Los (Unicesumar)
18h30
Palestra Rota da Cerveja – Ricardo de Carvalho – Presidente da Associação das Microcervejarias dos Campos Gerais
19h
Visita Rota da Cerveja