Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 03/10/2019

Saúde reforça busca ativa de mulheres que nunca fizeram preventivo e mamografia

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Saúde reforça busca ativa de mulheres que nunca fizeram preventivo e mamografia

Neste mês, conhecido como 'Outubro Rosa', é realizada campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. As 54 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e suas equipes estarão realizando a busca ativa de pacientes que nunca realizaram exames preventivos, bem como repassando orientações e agendamentos de mamografia.

Esta ação acontecerá durante a próxima semana, entre os dias sete e 11 de outubro. As mulheres que estiverem dentro do perfil receberão data e horário para comparecer em sua UBS de referência. “Preparamos nossas equipes para reforçar esta atividade que já acontece. Desta vez o foco será nas mulheres que nunca realizaram os exames. Nossa intenção também é, além de fazer os exames, conseguir passar o maior número de informações e orientações sobre a importância do diagnóstico precoce”, destaca o secretário adjunto de saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco.

Além da busca ativa que será realizada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) preparou uma série de atividades para este mês. A partir de amanhã (4) as UBS começam a receber palestras ministradas pelos profissionais, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). As palestras serão sobre o tema “Prevenção na saúde da mulher: coleta de exame Papanicolaou”, com enfoque na prevenção do câncer do colo útero.

“Trata-se da sexta edição desse trabalho junto à comunidade, enfatizando a importância da realização do exame preventivo do câncer do colo uterino, informado as mulheres de que forma se dá a evolução desse tumor, a faixa etária mais afetada da mulher por esse câncer, importância da vacinação contra o vírus HPV (principal fator de risco para esse tipo de tumor)”, destaca a coordenadora do Centro Municipal da Mulher, Renata Moraes.

Dados sobre os exames realizados no munícipio

A maior parte dos serviços realizados dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) iniciam nas UBS. É através delas que se agenda consultas e exames, por exemplo. Os procedimentos adotados para os exames preventivos e de mamografia também seguem este protocolo.

Hoje, o município está com média mensal de agendamentos para mamografia bilateral de rastreamento de 358 exames. Já a média mensal de agendamentos em mamografias diagnóstico é de 68. Sendo, de janeiro até agosto de 2019, mamografias bilateral de rastreamento, o total de 2867 exames agendados e em mamografia diagnóstico, no mesmo período, foi de 551.

“Os exames são separados dessa maneira porque o de diagnóstico é quando já apresenta o nódulo e o de rastreamento é justamente para rastrear a possível existência de algum nódulo”, explica Manjabosco.

Sobre o exame preventivo, de janeiro a agosto de 2019, a FMS realizou 7389, sendo 716 para mulheres com idade menor de 25 anos, 6331 para mulheres de 26 a 64 anos e 342 para mulheres maiores de 65 anos. (Com assessoria)

Cronograma de palestras:

04/10: 9h - UBS Biscaia - Itaiacoca;
04/10: 14h -  UBS Sharisa Arruda;
11/10: 9h30 - UBS de Crutac - Itaiacoca;
16/10: 13h30 - UBS de Guaragi;
18/10: 14h - UBS José Carlos Araújo;
23/10: 14h - UBS Rômulo Pazzinato;
24/10: 9h - UBS Alfredo Levandovski;
25/10: 9h - UBS César Milleo;
25/10: 14h - UBS Adam Podolan.

Cronograma de atividades nas UBS:

04/10: UBS Sharise Arruda - Apresentações culturais, palestras educativas, agendamento de preventivos e mamografias;
16/10: UBS Guaragi - Ações educativas, coleta de preventivos;
17/10: UBS Antonio Saliba - Corte de cabelo, Atendimento CRAS móvel, roda de conversa, coleta preventivo, testes rápidos e solicitação de mamografias;
18/10: UBS José Carlos de Araújo - Coleta de preventivos e realização de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C com livre demanda;
18/10: UBS Javier Arzabe - Coleta de exames preventivo, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias, consulta médica, maquiagem, exercício físico, roda de conversa, dinâmica sobre tipos de violência contra a mulher, café e sorteio de brindes;
18/10: UBS Clyceu de Macedo - Palestras e orientações, dança com grupo de atividade fisica;
18/10: UBS Antero de Mello - Ações educativas, coleta de preventivos;
21/10: UBS Horácio Droppa Palestra - Maquiagem, massagem, testes rápidos, café, IMC, verificação pressão;
25/10: UBS Aurelio Grott Palestras - Massagem, maquiagem, meditação, bingo, aula de dança e lanche.