Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 01/10/2019

Eleição de conselheiros tutelares acontece neste final de semana

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Eleição de conselheiros tutelares acontece neste final de semana

No próximo domingo (6) acontece as eleições gerais para a escolha de membros, cinco titulares e cinco suplentes, referente aos três Conselhos Tutelares de Ponta Grossa (Norte, Leste e Oeste). Essas eleições serão realizadas concomitante nos 5.570 municípios do Brasil. A votação acontece na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), das 8h às 17h.

“Não vamos eleger políticos profissionais, mas pessoas de conduta pública e privada ilibada, de vida social sem manchas, que vão se dedicar, com estrita exclusividade, diuturnamente, na proteção de nossas crianças e adolescentes, com absoluta prioridade”, destaca a presidente da Fundação Municipal de Assistência Social (Faspg) e secretária da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais, Simone Kaminski.

Estão participando 89 candidatos, todos com as qualificações mínimas para o nobre exercício da função. A lista para conferência dos participantes está à disposição da comunidade através do site do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), https://cmdca.pontagrossa.pr.gov.br/documentos/2019/noticias/103_1.pdf.

Segundo a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, o Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. “Tendo entendido isto, essa escolha deve ser a expressão da comunidade pontagrossense, como síntese de nosso bem-querer de nossas crianças e adolescentes”, explica Simone.

No dia da votação o eleitor deverá estar com um documento com foto e também com seu título de eleitor.

Confira o ensalamento das seções eleitorais: