Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Destaques 30/09/2019

Finados: Definidos prazos para reforma e limpeza de túmulos

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Finados: Definidos prazos para reforma e limpeza de túmulos

Os responsáveis por concessões de lotes dos cemitérios de Ponta Grossa precisam ficar atentos aos prazos para reformas e limpezas dos túmulos para o Dia dos Finados. A intenção do cronograma estipulado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) é evitar transtornos durante as visitas no feriado por conta de serviços de última hora.

De acordo com o cronograma, os revestimentos e reformas devem ser realizados até 28 de outubro e as pinturas até o dia 31 do mesmo mês. As limpezas, que incluem lavagem, polimentos e enceramento, estão previstas para até 1 de novembro, véspera do feriado.

Para fazer os serviços, os concessionários ou herdeiros das concessões dos lotes devem pedir autorização ao Departamento de Serviço Funerário e Cemitérios, da SMOSP, na Vila Colônia Dona Luiza. É necessário levar documento de identidade e a concessão. A liberação para os serviços é emitida na hora.

Se autorização for solicitada por um familiar do concessionário, é necessário comprovar o parentesco através de documentos.

“Existe um prazo para os serviços para organizar os procedimentos. O reparo não é obrigatório, mas quem desejar tem que pedir autorização. Não é chegar lá e fazer. Ela deve ir ao departamento e apresentar os documentos. Não demora nada e é feito na hora”, avisou Marcos Fernandes, diretor do Departamento de Serviço Funerário e Cemitérios da SMOSP.

Existem 21 cemitérios em Ponta Grossa, sendo sete em perímetro urbano e 14 no rural. O tamanho de cada lote varia entre 3 metros quadrados e 5,5 metros quadrados. Até quatro gavetas são permitidas por concessão, independentemente do tamanho. Ponta Grossa ainda tem mais dois cemitérios particulares, mas cada um tem sua própria norma. (Com assessoria)

Serviço

Prazo máximo
28 de outubro - revestimento e reformas
31 de outubro – pinturas
1 de novembro – lavar, polir e encerar

Documentos
Concessão e documento de identidade

Local
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Rua Franco Grilo, 628 - Colônia Dona Luiza, Ponta Grossa – PR.