Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 18/09/2019

UniSecal, Frísia e APAE reciclam lixo em troca de flores

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UniSecal, Frísia e APAE reciclam lixo em troca de flores

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal), em parceria com a Frísia Cooperativa Agroindustrial e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Ponta Grossa), está realizando o projeto ‘Recicle Lixo e Colha Flores’. A ação é organizada pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis e tem como objetivo incentivar a comunidade a realizar a coleta de lixo reciclável. Isopor, metal, papel, plástico e vidro podem ser entregues até a próxima sexta-feira, 20 de setembro, no Campus I da UniSecal (Rua Barão do Cerro Azul, 827, Centro, Ponta Grossa/PR). E, em troca, uma muda de flor será entregue.

A abertura oficial da ação sustentável, que faz parte do projeto de extensão ‘Contabilizando Solidariedade’, aconteceu na última segunda-feira, 16 de setembro, durante a ‘1ª Semana da Responsabilidade Social e Meio Ambiente’ da UniSecal. Participaram do evento a professora e coordenadora do projeto, Tanise Pereira Barreto Zadra, coordenadora das graduações em Administração e Contábeis, Rúbia Carla Santi, coordenadora de Gestão de Pessoas da Frísia, Mayb Maia, diretora da APAE Ponta Grossa, Josneide Aparecida Kalempa Panazzolo, e a professora dos funcionários Frísia na APAE, Silvana Andrian.

Projeto

A UniSecal já realizaria uma ação de reciclagem de lixo. Porém, a ideia do ‘Recicle Lixo e Colha Flores’ aconteceu em uma conversa da professora Tanise com o coordenador florestal e ambiental da Frísia, Francis Bavoso. A cooperativa, juntamente com a APAE, realiza o projeto ‘Sementes do Bem’, o qual incentiva a inclusão social, econômica e política das pessoas com deficiência (PcD). Desta forma, a união de ambos os projetos viabilizou a criação do ‘Recicle Lixo e Colha Flores’.

Segundo a professora Tanise, a ação de responsabilidade social contribuirá para o desenvolvimento dos acadêmicos e também da comunidade. “Nossos alunos aprendem questões ambientais desde a teoria, dentro da sala de aula, até em atividades práticas como a que estamos realizando. E para a sociedade, é mais um motivo para que ela comece a reciclar o lixo e que realmente entenda essa importância”, explica a docente.

Para Cirson Soares da Silva Moura, ex-aluno de Contábeis da UniSecal e agora um dos organizadores do projeto, essas ações sociais que a instituição realiza no decorrer da graduação, fazem diferença na formação dos acadêmicos. “Como contador, esses projetos ajudam você a conversar, entender a necessidade de seu cliente e a enxergar o lado humano das pessoas”, enfatiza Moura.

Reciclagem e coleta das flores

Todas as flores fazem parte do projeto ‘Sementes do Bem’ e foram produzidas pelos alunos da APAE. A troca de lixo pelas mudas acontece até sexta-feira, 20 de setembro, das 9h às 22h, no Campus I da UniSecal. Os acadêmicos do projeto realizarão a entrega das flores.

Outras informações sobre o projeto e a ‘I Semana da Responsabilidade Social e Meio Ambiente’ no site da UniSecal (http://unisecal.edu.br/) ou no telefone da Central de Relacionamento da instituição: (42) 3220-6700. O número é o mesmo para ligações ou mensagens via WhatsApp. (Com assessoria)