Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Destaques 18/09/2019

Sanepar implanta 98 km de novas redes de água em Ponta Grossa

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Sanepar implanta 98 km de novas redes de água em Ponta Grossa

A Sanepar executa serviços de expansão e renovação da estrutura de saneamento em todos os pontos de Ponta Grossa. No momento, o foco do trabalho da companhia é a ampliação da rede de distribuição de água tratada, que vem sendo modernizada com equipamentos de automação em áreas de controle.

O principal objetivo de novos traçados, prolongamentos e substituição de tubulação por outras com maiores calibres é garantir que a água chegue em quantidade e pressão suficientes até os 141,6 mil imóveis abastecidos na cidade. Em alguns locais, o reforço da tubulação permite o transporte de água com vazão maior que o dobro da que existia anteriormente.

“A substituição e a ampliação das tubulações são necessárias, tanto pelo desgaste natural do material, já que o sistema existente era bastante antigo, quanto para acompanhar o aumento da demanda, principalmente porque Ponta Grossa tem uma dinâmica de crescimento em direção aos limites da área urbana do município”, detalha a gerente-geral da Sanepar na região Sudeste, Jeanne Schmidt.

Tubulações

Se fossem colocadas em linha, a extensão das novas tubulações que estão sendo instaladas pela Sanepar na cidade chegariam até o município de Prudentópolis. São 98,5 quilômetros de novas redes e adutoras de água tratada. Com a malha de distribuição renovada, diminui a probabilidade de vazamentos e reparos que possam afetar o fornecimento de água. Além disso, a melhoria da setorização faz com que, em caso de consertos emergenciais, uma menor quantidade de imóveis seja afetada.

“Hoje praticamente não temos falta de água em Ponta Grossa. O que ocorrem são interrupções programadas para a realização de obras, pois não é possível interligar uma tubulação na outra com ela em carga”, explica Jeanne.

Eventualmente podem ocorrer interrupções emergenciais, ou seja, impossíveis de serem previstas pela companhia e inerentes a qualquer sistema de abastecimento, como os rompimentos de rede, muitas vezes causados por obras de terceiros, queda de energia que prejudique o funcionamento de equipamentos de bombeamento, entre outros.

Obras

Somente no setor Los Angeles, que abrange o Norte e o Oeste da cidade – como a Boa Vista, Chapada, Contorno, Nova Rússia, parte da Ronda e Jardim Esplanada – foram instalados 38,7 quilômetros de redes e adutoras, saindo da Estação de Tratamento de Água, no Jardim Carvalho. Este setor também foi beneficiado com um novo reservatório, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água tratada, o que garante maior disponibilidade de água para a região.

Também são recentes as obras de instalação das adutoras da Avenida Siqueira Campos e da que atende a região dos conjuntos Londres, Panamá e Costa Rica e, também, da adutora do setor Jockey, em Uvaranas. Neste setor também está em fase de conclusão um novo reservatório e a instalação de novas redes de abastecimento. Somadas, as novas tubulações implantadas no setor Jockey chegam a quase 36 quilômetros.

R$ 50 milhões

No setor que abastece do Centro até a Santa Mônica, são mais 15,8 quilômetros de redes sendo instalados e na região da Maria Otília, que abrange Oficinas, Colônia Dona Luíza, Estrela, Olarias, Distrito Industrial e Cará-Cará, está em curso a implantação de outros 8 quilômetros de novas redes e adutoras. São cerca de R$ 50 milhões em investimentos somente no sistema distribuidor de água de Ponta Grossa nos últimos anos.

“Todos os setores de abastecimento da cidade estão sendo contemplados pela Sanepar para que o sistema distribuidor esteja preparado para atender a população. Com esta etapa de obras concluídas, o próximo passo serão os investimentos que deverão priorizar o sistema produtor de água”, explica a gerente. (Com assessoria)