Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política Castro 16/09/2019

Castro conquista prêmio em saúde bucal

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro conquista prêmio em saúde bucal

Castro conquistou o terceiro lugar no Prêmio Estadual do Conselho Regional de Odontologia (CRO-PR) Saúde Bucal na categoria cidades de 50 a 100 mil habitantes. Para a escolha dos vencedores foram avaliados critérios como financiamento do município em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção e vigilância em saúde bucal, quadro de pessoal, remuneração e educação permanente. Todos esses quesitos foram comprovados por documentos.

O atendimento à saúde bucal no município está estruturado por meio da Divisão de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo planejamento, supervisão e coordenação da assistência odontológica prestada aos usuários da saúde pública.
Com uma equipe de profissionais composta por 30 cirurgiões dentistas, sete técnicos em saúde bucal e 26 auxiliares em saúde bucal, o município oferece atendimento na Estratégia Saúde da Família (ESF), nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Saúde da Mulher. A cobertura na atenção básica é de 100% e no ESF de 91,68%.

Na assistência especializada, o município conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) oferecendo atendimento em endodontia, periodontia, próteses, atendimento a pacientes especiais, Cirurgia Oral Menor, odontopediatria e diagnóstico de lesões, além de fornecer exames complementares como raio x e de laboratório.

Programas

Castro possui um controle mensal das escovações dentais e bochechos de flúor por meio de relatórios enviados pelas escolas. A cada semestre são distribuídas de escovas e pastas pelo projeto 'Pintando um Sorriso' que também passa orientações de higiene e encaminha alunos que necessitam de tratamento, às unidades de saúde com horário agendado.

Outra ação importante é o Dia de Prevenção de Saúde Bucal, realizado nas unidades de saúde para fazer a busca ativa de lesões. A saúde ainda realizou pelo segundo ano consecutivo o mutirão de próteses com a confecção de 200 próteses em apenas um mês.

Tecnologia

A tecnologia também é aliada do bom desempenho na saúde. O prontuário eletrônico implementado na área da saúde é uma ferramenta que contém todos os dados dos pacientes, inclusive o odontograma que pode ser aberto em qualquer unidade de saúde do município, permitindo que o dentista acesse todo o histórico do paciente.

O coordenador da Divisão de Saúde Bucal do município, Diogo Nocera, destaca que o prêmio foi uma conquista de toda a equipe de odontologia pelo trabalho desenvolvido, além do apoio da administração. "Estamos felizes com esse prêmio que levou em conta vários fatores, mostrando que estamos no caminho certo tanto na questão da estrutura física das unidades de saúde, quanto nos programas de prevenção. Sabemos do potencial de cada profissional e isso nos motivou na hora de criar o projeto que mostra o funcionamento da política pública em saúde bucal em Castro. Agradeço ainda por todo apoio da secretaria e da administração municipal", disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que o prêmio é o reconhecimento pelo trabalho feito pela equipe de profissionais de odontologia e dos investimentos da administração na saúde. "É uma conquista que muito nos orgulha e reflete nossa política que é levar uma saúde de qualidade para nossa população", destacou. (Com assessoria)