Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Destaques 11/09/2019

PG amplia rede de atendimentos para animais de rua com a Patrulha Animal

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PG amplia rede de atendimentos para animais de rua com a Patrulha Animal

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), lançou nesta quarta-feira (11) mais um projeto de atendimento aos animais de rua. Desta vez a iniciativa é na área de urgência e emergência, e foi chamada de ‘Patrulha Animal’. O serviço será realizado todos os dias, iniciando suas atividades na próxima segunda-feira (16), das 8h às 22h.

“O novo serviço é um marco para a cidade, porque a partir de agora se torna uma política de atendimento de animais em situação em risco, completando todo o quadro de atendimento, desde do Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) e agora terá o resgate em casos de urgência e emergência”, cometa o prefeito Marcelo Rangel.

O projeto conta com uma ambulância e uma equipe de 15 médicos veterinários ligados a Prefeitura, sendo eles concursados e residentes. “A equipe trabalha em sintonia na causa dos animais. Todos graduados e com experiência em resgate de animais. Para a comunidade é um ganho poder contar com este serviço, público, gratuito e acionado de modo fácil, para que os animais sejam socorridos e recebam o primeiro atendimento de maneira humanitária”, comenta a presidente da FMS, Angela Pompeu.

Trauma e situações de risco

O foco do trabalho será com os animais de rua com algum tipo de trauma ou com outras situações de risco. O acionamento do serviço será através da Guarda Municipal, pelo telefone 153, eles recebem e acionam a equipe veterinária, garantindo um acesso único.

"Nós já desenvolvemos um trabalho de referência em parceria com a Zoonoses no combate aos maus tratos a animais, tenho certeza que, com a ampliação da estrutura através da Patrulha Animal, será possível um combate ainda mais eficiente a esse tipo de crime", destaca o secretário da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, Ary Lovato.

Para o atendimento destes animais foi adquirido alguns equipamentos e insumos necessários procedimentos de urgência e emergência: sistema de provisão oxigênio, monitor multiparametro com capnografia, bombas de infusão, mordaça, cambão, ambú reanimador manual e sondas endotraqueais. Todos irão compor a ambulância.

“Com esta estrutura atende-se um grande anseio da população e das equipes, agora elas podem atuar em um equipamento especializado e equipado. Isso mostra a valorização dos animais, da população e dos profissionais que trabalham com isso no município. A ambulância atenderá todos os animais de rua, sendo cães, gatos e equinos. Já os animais silvestres continuam sendo atendidos pela Polícia Ambiental”, comenta o médico veterinário, Carlos Coradassi.

Hoje, a Prefeitura atende cerca de 12 ocorrências por semana entre resgate e atendimentos.

Outros serviços relacionados a Saúde Animal

A Prefeitura Municipal também conta com as castrações através do projeto Castramóvel e do Vet-Amigo, onde clinicas conveniadas realizam os procedimentos. As castrações dos animais são para as famílias de baixa que tenham interesse em castrar seus animais. Além disso, foi inaugurado o Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR), onde os profissionais técnicos resgatam animais que passaram por maus-tratos ou geram algum tipo de transtorno para a sociedade. O CRAR é um ambiente transitório, onde os animais passam por tratamento, recebem vermífugos, são microchipados e ficam disponíveis para adoção.

A Guarda Municipal também tem um papel muito importante dentro dos cuidados com os animais, são eles que recebem as denúncias através do 153 e realizam os encaminho necessários. (Com assessoria)