Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Política Destaques 09/09/2019

Educação: Líder da Oposição defende secretária de ataques de internautas e vereadores

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Educação: Líder da Oposição defende secretária de ataques de internautas e vereadores

O vereador Pietro Arnaud (Rede), líder da Oposição na Câmara de Ponta Grossa, usou a tribuna da Casa para sair em defesa da secretária municipal de Educação, Esméria Saveli. A secretária foi vítima de ataques de internautas e de parte dos vereadores durante o final de semana, pelas redes sociais, depois que participou do desfile de Sete de Setembro, em comemoração à Independência do Brasil, com uma camiseta preta com uma frase do educador Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.

"Não serei injusto. Não vou permitir o mal para a secretária, simplesmente por vestir uma camiseta preta com um pensamento do grande Paulo Freire, que é referência internacional na área. Pelo contrário, a secretária merece os parabéns pela coragem, por estar desenvolvendo suas ideias na educação da nossa cidade. Ela não cometeu crime algum, nem merece qualquer tipo de repúdio. Isso seria uma vergonha internacional", declarou Pietro, enfatizando que, no Dia da Independência, nenhuma manifestação pode ser censurada.

Outro vereador da oposição, Geraldo Stocco (Rede), também defendeu a secretária. Ele definiu a reação das pessoas como "trágica e engraçada". "É engraçado e trágico ver a reação das pessoas, ainda mais em cima de uma pessoa que está administrando tão bem a educação da nossa cidade, num momento em que veio justamente defender a educação do nosso país", afirmou Stocco, emendando que é triste ver as pessoas ofendidas quando uma secretária se manifesta pela educação.

O camiseta com a frase de Paulo Freire repercutiu negativamente, principalmente entre os representantes da direita e extrema direita em Ponta Grossa, que viram a atitude como desrespeito ao governo Bolsonaro. A obra deixada por Paulo Freire, patrono da educação brasileira, é tema do Congresso Municipal de Educação neste ano. Alguns vereadores de direita articulam uma moção de repúdio na Câmara contra a atitude tomada pela secretária.