Fechar
Sexta, 19 de abril de 2024
Sexta, 19 de abril de 2024
Destaques 05/09/2019

Prefeitura e Núcleo de Educação firmam acordo para estágios

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura e Núcleo de Educação firmam acordo para estágios

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a Secretaria de Estado da Educação, através do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, assinaram na manhã desta quinta-feira (05) um acordo de cooperação de estágio obrigatório e não obrigatório que beneficiará os estudantes de colégios estaduais que oferecem Ensino Médio e Educação Profissional.

O convênio tem como finalidade proporcionar aos estudantes das instituições participantes a oportunidade para complementação do ensino, da aprendizagem e a participação em situações reais de vida e trabalho. “O acordo assinado hoje se aplica a todas as escolas do núcleo, inclusive para aquelas que não possuíam convênio de estágio anteriormente, se estendendo assim para mais de 13 mil estudantes. A oferta das vagas de estágios se dará conforme necessidade das secretarias, que encaminharão as demandas para a Sala de Qualificação Profissional, órgão da Secretaria responsável pela seleção e distribuição dos estagiários”, afirma o coordenador de administração da SMICQP, Nilto Bahls.

O convênio teve início com o projeto Quali & Tec, programa da Secretaria Municipal de Indústria e Qualificação Profissional (SMICQP) que mensalmente realiza atividades de qualificação e aperfeiçoamento nas escolas que possuem curso técnico. Para a gerente executiva da Unidade de Educação Profissional do Senac Ponta Grossa, Meri Terezinha Messias Teixeira, o Qual & Tec é um ingrediente aglutinador de todas as instituições que realizam qualificação no município. “Com a ampliação do projeto e a oportunidade do estágio como primeiro emprego, o programa contribuirá também no combate à evasão escolar”, afirma.

Cooperação

O acordo de cooperação técnica é entre a Prefeitura de Ponta Grossa e o Núcleo Regional de Educação. A oportunidade se estenderá aos 31 colégios da rede estadual de ensino que ofertam Ensino Médio e Educação Profissional. A ação municipal é inédita e poderá servir como modelo para outras cidades que possuem o interesse em ampliar a qualificação e a oferta de estagiários na gestão.

De acordo com a regulamentação, os estagiários deverão cumprir carga horária de quatro horas diárias e 20 semanais, para os estudantes da educação especial, dos anos finais do Ensino Fundamental e da modalidade profissional de educação de jovens e adultos, e de seis horas diárias e 30 semanais para estudantes da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular. Estagiários contratados na modalidade de estágio não obrigatório receberão ainda uma bolsa auxílio.

Qualificação

Para o prefeito Marcelo Rangel, trata-se de mais uma ação que garantirá qualificação para os munícipes. “A cidade de Ponta Grossa consegue atrais as grandes indústrias e investimentos tão expressivos justamente pela mão de obra qualificada”, explica. O secretário da SMICQP, José Loureiro, reforça, informando que ao proporcionar vagas de estágio para os estudantes, o município está oferecendo condições de aprendizados que serão utilizados posteriormente no mercado de trabalho.

De acordo com a chefe do NRE Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes, parcerias como esta que contribuem para a vida dos alunos são sempre bem vindas. “O projeto apresentado é muito importante para as escolas, mas é ainda mais importante para os nossos estudantes, que precisam de objetivos maiores, como um estágio”, informa. (Com assessoria)