Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Eventos Destaques 05/09/2019

PG lança Feira Paraná/Efapi entre os dias 18 e 27 de outubro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
PG lança Feira Paraná/Efapi entre os dias 18 e 27 de outubro

Entre os dias 18 e 27 de outubro, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa promoverá a 41ª edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa – EFAPI, evento tradicional da cidade e que acontecerá simultaneamente à Feira do Paraná, transformando Ponta Grossa no berço das novas tendências do setor para 2020. A confirmação foi anunciada na tarde desta quinta-feira (05). O lançamento oficial do evento deverá ser realizado ainda este mês em Curitiba.

De acordo com o prefeito Marcelo Rangel, trata-se de um grande evento que reúne a Efapi, que chega a sua 41ª edição, e a Feira Paraná, principal feira internacional do Estado realizada até 1999. O objetivo da interiorização da feira é expandir seu potencial de abrangência com um foco maior na inovação e nas novas tecnologias.

Segundo o secretário interino de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), Bruno Costa, a Feira Paraná/Efapi está sendo idealizada pensando nas mudanças e no dinamismo do campo, que está em processo constante de modernização e em busca de novas tecnologias. “A Feira será realizada em dez dias, com a intenção de mostrar a todo Estado as inovações e novidades do setor para 2020, com o foco no agronegócio futuro, potencializando todos os setores da economia para um planejamento mais eficaz e assertivo”, explica.

Centro de Eventos e Centro Agropecuário

Para abrigar a estrutura da Feira, os eventos acontecerão nas dependências do Centro de Eventos e do Centro Agropecuário Ayrton Berger, simultaneamente. O Centro Agropecuário concentrará os animais em três grandes pavilhões, em mais de 8.000m² que concentrarão expositores do agronegócio, palestras, a sede do governo do Estado, leilões, julgamentos e provas equestres, e no Centro de Eventos estarão as grandes tendências e novidades da indústria, comércio, serviços e tecnologias, em uma área coberta de 10.000m², dividida em grandes pavilhões.

Outra novidade anunciada por Rangel durante a coletiva é o deslocamento da sede do Governo Estadual para Ponta Grossa durante três dias da Feira Paraná/Efapi. “Entre os dias 23 e 25 de outubro nosso governador Ratinho Jr, juntamente de secretários, assessores e alguns deputados trabalhão diretamente do evento, despachando demandas e realizando grandes anúncios de investimento para o município e para a região”, informa.

Durante o evento, outras novidades foram anunciadas:

- Agrotech: a inovação é a grande aposta do Governo do Estado, e na Feira Paraná/Efapi haverá um espaço destinado somente para a criação. O pavilhão principal do centro de eventos receberá expositores de empresas de tecnologia, startups e sediará uma edição do Hackathon, grande competição entre programadores que deverão, em 48h, apresentar soluões para um problema do campo. Além disso, o Parque Tecnológico de Itaipu (P.T.I) confirmou presença no evento para apresentar suas inovações para o setor agro.

- Logística: espaço destinado para empresas de transporte que visam apresentar soluções e alternativas de transporte desde a propriedade do produtor até os portos do Paraná.

- Pavilhão Pet: espaço que abrigará expositores do mercado pet, clínicas veterinárias, apresentações do treinamento dos cães da Polícia Militar e Guarda Municipal, Feira Pet, entre outras atividades.
- Cultura e entretenimento: shows regionais, nacionais, apresentações culturais e concurso da rainha da feira.

- Feira Automotiva: lançamentos de 2020 serão apresentados na feira, que contará ainda com o mercado de seminovos que irá gerar grande volume de negócios.

- Pavilhão da Cidadania: espaço destinado a realização de serviços para toda a população, com o objetivo de atender de forma rápida e prática o munícipe através de diversos setores e órgãos públicos.

- A feira contará ainda com Salão do Turismo dos Campos Gerais, vitrine da carne, exposição de animais, Feira do Artesanato, Feira de Sabores, parque de diversões, cursos e palestras que irão compor o hall de atrativos da maior feira da história de Ponta Grossa. (Com assessoria)