Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 04/09/2019

AMTT inicia processo para bloqueios de cartões por uso indevido

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
AMTT inicia processo para bloqueios de cartões por uso indevido

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) inicia, nesta quinta feira (05), os procedimentos para bloqueio de cartões dos benefícios Passe Livre e Meia Passagem por uso indevido. Segundo o Departamento de Transportes, os usuários que possuem alguma pendência com o órgão serão notificados ao utilizar as catracas do sistema de transporte coletivo.

De acordo com  a diretora do Departamento de Transportes da AMTT, Rosana Cruz, a maioria dos bloqueios se deve a utilização dos cartões durante o período das férias ou em horários diferentes dos especificados pelos alunos ao solicitar o benefício.

“A partir do momento que o aluno passa a usufruir do benefício, é feito o lançamento de informações no sistema. Se porventura é realizada a utilização dos cartões fora do calendário ou horário especificado, por exemplo, o sistema nos repassa a informação para que seja procedido com o bloqueio do benefício como previsto na lei. Nós analisamos essas informações e procedemos com o aviso aos usuários e o consequente bloqueio dos benefícios até a regularização”, explica.

Segundo o chefe da divisão de transportes, Fernando Bueno, o levantamento feito pelo órgão aponta que mais  de mil cartões possuam alguma irregularidade. “Após passar na catraca e ser avisado para buscar a AMTT, são liberadas duas passagens para que o usuário possa utilizar antes que o cartão seja bloqueado em definitivo. Nós estimamos que mais de mil pessoas fizeram a utilização indevida e podem estar sujeitos às sanções. Por isso, nossa orientação é que essas pessoas procurem o escritório da AMTT  no Terminal Central tão logo sejam notificadas para que elas possam proceder com o desbloqueio e evitar eventuais transtornos.  Nos casos do Passe Livre, por exemplo, é imprescindível que o aluno busque regularizar a situação antes do sétimo dia útil para que haja  tempo hábil para que os créditos do mês subsequente sejam disponibilizados”, declara Bueno.

Regularização

Os usuários que forem notificados pela AMTT devem se dirigir ao escritório do órgão no Terminal Central para proceder com a regularização. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 8 h às 17 h.

Quantos cartões podem ser bloqueados?
Aproximadamente 1050 cartões.

A partir de quando?
A partir de quinta-feira (05).

Como os estudantes podem verificar se serão bloqueados ou não?
O aviso de bloqueio será na catraca, o aluno saberá que seu cartão será bloqueado por meio de um aviso sonoro, alertando que haverá apenas mais 02 passagens para uso, após o aviso deverá dirigir-se ao posto de atendimento da Autarquia no terminal central para solicitar o desbloqueio do cartão.

Serão bloqueados apenas os cartões Passe Livre?
Não. Serão bloqueados os cartões de Meia-passagem e Passe Livre que foram utilizados de forma irregular.

O que fazer após eu ter o cartão bloqueado?
Assim que informado na catraca, o estudante deve se dirigir até o Posto de Atendimento da AMTT no Terminal Central. Lá, ele poderá visualizar as datas e horários registrados no sistema como uso indevido  e interpor recurso para análise, caso entenda que houve algum equívoco.
Caso seja indeferido o recurso ou o aluno não queira recorrer, a liberação é feita mediante pagamento de multa no valor de cinco passagens. Nos casos de reincidência, é cobrado o valor de 10 passagens.

Quem pode ser bloqueado?
Estudantes que tenham cedido o cartão a terceiros, utilizado em dias não letivos ou fora de horário pré-estabelecido ou que tenham utilizado dois benefícios em sequência - meia-passagem e Passe Livre- .

O que acontece com quem for bloqueado? Quais as sanções?
Não poderá fazer uso do cartão até fazer a solicitação e análise de recurso. Caso seja indeferido, é necessário o pagamento de uma  taxa de desbloqueio.

Onde pode ser feito o desbloqueio?
No posto de atendimento da Autarquia no terminal central.

Depois de feito o desbloqueio, quanto tempo o estudante pode voltar a usufruir do benefício?
Após apresentação do pagamento da multa imediatamente é liberado para uso o cartão.

Quem tiver o cartão bloqueado, poderá receber passagens em setembro ainda?
Os cartões passe livre não perderão a carga do mês subsequente se o desbloqueio for feito em tempo hábil para o carregamento. Os cartões da meia passagem ficam liberados imediatamente após o pagamento da multa. (Com assessoria)