Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 02/09/2019

Semana da Pátria é aberta oficialmente em PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Semana da Pátria é aberta oficialmente em PG

Nesta segunda-feira (02) a Prefeitura de Ponta Grossa realizou a abertura da Semana da Pátria 2019. A solenidade, que é tradição da cidade, foi executada em frente ao Paço Municipal, no Bairro da Ronda. O evento reuniu as autoridades civis e militares do Município, Secretários Municipais e contou com a participação das escolas municipais e seus respectivos alunos e diretores convidados a saudar a Independência do Brasil. Durante o evento foram cantados pelas crianças os hinos Nacional, da Independência e de Ponta Grossa.

Na solenidade foi hasteada a bandeira do Brasil, ao som do Hino Nacional tocado pela Banda do Exército e cantado pelo coral das escolas municipais. Após o hasteamento, a secretária municipal de Educação, Esméria de Lourdes Saveli, disse que as palavras ‘pátria’ e ‘país’ se completam e que a educação nutre nas crianças o senso de nacionalidade.

“O sentimento de nacionalidade é o sentimento de pertencimento, sentimento esse que deve ser trabalhado pelas professoras que cria nas crianças a consciência de pertencimento e de amor pela terra que vivemos. E assim, a partir disso, construir uma Nação com educação”, declarou a professora.

Coral

O coral foi formado por alunos das escolas municipais Humberto Cordeiro e Maria Laura Pereira, cujos ensaios são realizados nas aulas de musicalização e canto. Segundo a professora Eveli de Morais, coordenadora dos corais e musicalização, o coral é uma ferramenta onde as crianças desenvolvem conhecimento histórico e também de contato com a música.

“A partir do momento que eu conheço meu hino, eu conheço minha história e eu consigo valorizar o meu passado e compreender o meu futuro, buscando assim contribuir de forma melhor para o meu país”, afirma a professora Eveli.

A vice-prefeita Elizabeth Schmidt abriu oficialmente a Semana da Pátria, recordando o sentimento de patriotismo. “A data de hoje nos faz lembrar que a Independência do Brasil precisa ser conquistada por todos nós. O destino da pátria depende de cada um de nós”, declarou ela, que finalizou seu discurso cantando um trecho do Hino Nacional junto com as crianças. Durante esta semana os militares farão atividades e palestras nas escolas municipais. A semana se encerra no Dia da Independência, com o desfile comemorativo, que terá neste ano o tema “Brasil de todas as raças e todas as cores”. (Com assessoria)