Fechar
Sexta, 26 de abril de 2024
Sexta, 26 de abril de 2024
Ponta Grossa 27/08/2019

Simpósio Jurídico dos Campos Gerais comemora 10º edição

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Simpósio Jurídico dos Campos Gerais comemora 10º edição

Começou nesta segunda-feira (26) o X Simpósio Jurídico dos Campos Gerais, promovido pelo Centro Acadêmico Carvalho Santos e o Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Neste ano, a instituição transmitiu o evento ao vivo para os acadêmicos que fazem direito no município de Telêmaco Borba.

No período da manhã foram realizadas 10 minicursos e à noite, após a solenidade de abertura, o doutorando em direito Antônio Carvalho Filho ministrou uma palestra sobre o tema: “Como desvirtuar o devido processo legal: um tutorial a partir da doutrina brasileira”.

“Fiquei muito feliz com o convite e é uma honra abrir essa décima edição do evento. O tema da palestra será sobre as garantias do processual. Vou apresentar uma visão um tanto quanto nova, elaborada pelas doutrinas mais recentes a respeito do processo enquanto instituição de garantia. A intenção é desmistificar a visão do processo como instrumento a serviço da jurisdição, ou seja, o processo passa a ser uma garantia da parte para que tenha um espaço púbico para atuar sem que sofra interferências fora das hipóteses legais pelo juiz”, explica.

A acadêmica Heloisa Meira e Silva do curso de direito de Telêmaco Borba da UEPG, fez questão de vir para Ponta Grossa para acompanhar o evento. “Esse é meu primeiro ano e tenho grandes expectativas em relação aos minicursos e palestras. Durante essa semana eu terei a oportunidade de acompanhar vários profissionais da área. Eu escolhi o curso de direito porque pretendo atuar na defesa de quem possui necessidades especiais”, afirmou.

Com uma década de existência, o simpósio consiste no maior evento jurídico da região. O evento acontecerá até o dia 30 de agosto com programação em dois turnos: pela manhã, com a realização de minicursos e apresentação de trabalho, e pela noite, quando haverá a apresentação de palestras magnas com grandes nomes do direito. (Com assessoria)