Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa 26/07/2019

UEPG adquire acervo do Foto Elite e homenageia Domingos Souza

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
UEPG adquire acervo do Foto Elite e homenageia Domingos Souza

Neste final de semana, Domingos Souza deixa Ponta Grossa. Na partida, despede-se do fruto de 65 anos de dedicação à fotografia, um legado com mais de 100 mil imagens. A Universidade Estadual de Ponta Grossa adquiriu este acervo e, para marcar a transferência, realizou uma homenagem ao "Seu Domingos" nesta quinta-feira (25).

Depois da exibição de um vídeo produzido pela equipe do Museu Campos Gerais, Domingos, emocionado, relatou o cuidado que teve quanto ao destino do acervo. "Tranquilizei muitas que entravam em contato comigo que temiam pelo futuro do Foto Elite. Ficando na UEPG, sei que estará preservado e acessível ao público". O reitor, Miguel Sanches Neto, afirmou que "apesar de fechado no comércio, o Foto Elite fica para sempre de portas abertas na UEPG".

Desde a origem, o Foto Elite tem forte ligação com a instituição. O estúdio foi criado em 1954 por Germano Aquiles Koch, primeiro fotógrafo contratado pela Universidade no início da década de 1970. "No projeto de 50 anos da UEPG, durante a positivação de mais de 50 mil negativos, fomos surpreendidos pela foto 0001 de 1971, um registro do Vestibular, captado pelo 'Seu Germano'. O Foto Elite faz parte da história da instituição", relata Niltonci Chaves, diretor do Museu.

Em 1977, o Foto Elite passa para as mãos do Seu Domingos, que trabalhou como fotógrafo desde a adolescência no Foto Weiss. Ao longo da história à frente do estúdio, Domingos produziu milhares de registros de eventos festivos, políticos e culturais locais. Como os jornais não tinham condições de revelar fotos, Domingos  também fotografou por décadas para a imprensa local. Exemplo desse trabalho é a foto que acompanha a notícia sobre a demolição da Catedral Sant'ana.

Pautados no valor documental do acervo e na relação histórica com a Universidade,  a Pró-reitoria de Extensão e Museu Campos Gerais, com apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG), negociam a aquisição há meses.

O acervo

Mais de 100 mil imagens, fotos e negativos em vidro e acetato, integram o acervo do Foto Elite. A diretora de ações educativas do Museu Campos Gerais relata que são imagens de inúmeros fotógrafos amadores que as confiavam ao Seu Domingos. "Há imagens também de outros que são de grande representatividade para a história como Frederico Lange, Foto Weiss e Germano Koch", comenta com entusiasmo a professora. Outros itens do acervo, como uma máquina fotográfica grande formato e equipamentos como tripés, flashs, mobília de estúdio, ampliador, suporte para fundo infinito, remontam o fazer fotográfico analógico do século XX.

Para o diretor do acervo do Museu Campos Gerais, Rafael Schoenherr, a aquisição é fundamental para uma universidade voltada à história da cidade, das transformações urbanas e de suas práticas culturais. Parte disso está nos negativos. “Outra contribuição importante do acervo é para a história da fotografia no Paraná. Seu Domingos representa uma continuação da trajetória do Foto Weiss, capítulo importante do estabelecimento do ofício de fotógrafo na cidade”.

Diante da versatilidade e amplitude do acervo, o reitor Miguel Sanches Neto destaca a importância da aquisição para o desenvolvimento de pesquisas. “O acervo do Foto Elite é de extrema importância para a história de Ponta Grossa e para UEPG porque é um rico campo de pesquisa em várias áreas, artes, jornalismo e, principalmente, história”, afirma o reitor.

Nesse sentido, o presidente da Fauepg, Sinvaldo Baglie, acrescenta que a aquisição do acervo Elite para incorporação no patrimônio na UEPG no Museu  possibilita estudos de pesquisadores de várias áreas do conhecimento. "O acervo é único e em uma quantidade de imagens e materiais impressionante. Tratra-se de um conjunto de imagens que registram eventos festivos, políticos, cívicos, cultutais, fotos do cotidiano  pontagrossense, desenvolvimento urbano e arquitetônico, atuação do poder político", diz.

A Pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Clóris Regina Grden, enfatiza que Seu Domingos é um dos fotógrafos há mais tempo em atividade em Ponta Grossa e que sempre cooperou com projetos e pesquisa da universidade. “O Foto Elite assume hoje a condição de um verdadeiro patrimônio cultural de Ponta Grossa. É muito importante a UEPG, através do Museu, não apenas preservar esse acervo como produzir conhecimento e ações educativas a partir dele”, detalha Grden.

Visitação, pesquisa e educação

O diretor do Museu Campos Gerais, Niltonci Chaves, explica que o acervo, além de constituir material de pesquisa, possibilitará a organização de exposições abertas à visitação. Outra possibilidade é a criação de ações educativas, que serão coordenadas pela professora Patrícia Câmara.

“Agora no Museu Campos Gerais amplia-se o acesso desse material para pesquisadores e também para o público geral, em breve, com exposições. Quando um acervo antes privado passa para as mãos da universidade, o seu caráter público sai preservado e fortalecido”, acrescenta Schoenherr. O diretor detalha que o interesse da UEPG por esse acervo não é de hoje. "Outras pesquisas e projetos de extensão já se dedicaram ao Foto Elite", diz.

Processo de aquisição

O reitor elenca fatores que determinaram a compra. “Para viabilizar o processo, a primeira questão foi o aceite, por parte do proprietário, das condições que a Universidade propôs para o negócio, inclusive o parcelamento. A Proex teve papel decisivo porque, através de arrecadações próprias da Pró-reitoria junto à FAUEPG, destinou recursos gerados em cursos e atividades de extensão à compra  acervo”, detalha Sanches. (Com assessoria)