Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Ponta Grossa Destaques 12/07/2019

Setur renova parcerias para o Projeto Conhecendo PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Setur renova parcerias para o Projeto Conhecendo PG

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) renovou, na tarde de hoje (11), o acordo de cooperação do Projeto Conhecendo PG. A iniciativa promove visitas a atrativos do município através de parceria com o departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Viação Campos Gerais (VCG).

Durante a cerimônia de assinatura do termo de cooperação, que contou com a presença da vice-prefeita Elizabeth Schmidt e representantes das instituições participantes do projeto, o secretário de Turismo, Edgar Hampf, destacou a importância da iniciativa como instrumento de fomento do turismo da cidade.

“O projeto proporciona que inúmeras pessoas tenham acesso a uma cidade que poderiam ficar sem conhecer. Para se ter uma ideia, já participaram do projeto cerca de dez mil pessoas e, desse total, aproximadamente sete mil delas admitiram que não tinham conhecimento prévio dos locais que foram levadas a visitar pelo projeto. Isso demonstra que podemos avançar muito mais nesse processo, permitindo que a população conheça cada vez mais sua própria cidade, sua história e se torne disseminadora desse conhecimento, fomentando o turismo e aumentando o interesse pelos nossos atrativos naturais, pela nossa gastronomia e pelas nossas tradições”, declara Hampf.

“Uma cidade só é turística quando a sua população vê a beleza dela e fala disso para os outros, criando a curiosidade e a vontade de estar aqui também”, aponta a vice-prefeita Elizabeth Schmidt. “Essa é a nossa cidade e precisamos fazer com que ela resplandeça e nada melhor do que a própria população ser peça chave desse processo, contribuindo para o fortalecimento do município e do seu turismo”, completa Elizabeth.

Participação

Segundo o diretor administrativo da VCG, Egberto Nissei Carvalho e Silva, a participação da empresa no projeto amplia o serviço disponibilizado para a população, viabilizando uma experiência diferenciada do dia a dia. “Nós, como empresa do transporte, usamos nossa estrutura para que as pessoas possam se deslocar e conhecer os pontos turísticos da cidade, por isso, nos últimos anos, a VCG sempre estivemos junto desse projeto importante para a cidade”, afirma Silva.

Para o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Miguel Sanches Neto o projeto Conhecendo PG permite não só o conhecimento das belezas de Ponta Grossa, mas também o estabelecimento de um laço afetivo com a cidade. “É muito importante que as pessoas tenham conhecimento das nossas riquezas, pois assim nós também criamos defensores e divulgadores da nossa região”, finaliza Neto.

O projeto 

O projeto Conhecendo PG é viabilizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Turismo, VCG e UEPG. A iniciativa promove visitas a 17 pontos turísticos de Ponta Grossa, incluindo atrativos naturais, museus e instituições da cidade em seus itinerários, com transporte fornecido pela VCG e acompanhamento do departamento de Turismo da UEPG. Desde sua criação, em 2011, mais de 10 mil pessoas participaram do projeto, que já contabiliza 275 saídas. As visitas, que são pré-agendadas pela Secretaria Municipal de Turismo, acontecem às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. (Com assessoria)