Destaques

Frota da VCG passa por vistoria anual da AMTT

A Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMTT) iniciou, nesta semana, a vistoria anual da frota utilizada no sistema de transporte coletivo do município, da concessionária do serviço, a Viação Campos Gerais (VCG). A medida, de acordo com o Departamento de Transportes (Detra) do órgão, faz parte dos dispositivos contidos na Lei Municipal nº 7018/2002 – Lei do Transporte Coletivo – e tem como objetivo verificar as condições dos ônibus que atendem a população diariamente em Ponta Grossa, analisando diversos itens, tais como lacres, roletas, elevadores, campainhas, etc.

“Estamos realizando gradativamente a inspeção de todos os ônibus que operam em mais de 100 linhas do transporte coletivo da cidade. A expectativa é de que o trabalho, incluindo a aferição de alguns dispositivos pelo Inmetro seja concluído ainda nas próximas semanas,”, explica o chefe de fiscalização viária da AMTT, Luiz Eduardo Lemes.

Capacidade e qualidade

Segundo a diretora do Detra, Rosana Cruz, o processo de vistoria permite atestar a capacidade de circulação e a qualidade da frota oferecida à população. Ela também explica que, uma vez identificada a necessidade de melhorias ou a manutenção em alguns dos ônibus, a liberação acontece somente após a conclusão dos ajustes.

“Nós realizamos a verificação dos ônibus semanalmente, mas a vistoria anual é um processo mais amplo, onde acabam sendo exigidos laudos técnicos e a verificação de uma grande quantidade de itens por parte das nossas equipes. Entre esses pontos, temos a fiscalização de giros de roleta por amostragem, de lacres,  garantido que os veículos que circulam pelo município estejam em plenas condições de atenderem aos cidadãos”, declara. (Com assessoria)

Confira outros Posts