Cerca de 10 mil candidatos realizaram, neste domingo (07) e segunda-feira (08), as provas do Vestibular de Inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O número de ausentes, nesta edição do vestibular, foi de 8,9% dos candidatos inscritos.

No primeiro dia de provas, os vestibulandos realizaram as provas de conhecimentos gerais e redação, e na segunda-feira, as provas vocacionadas, que, dependendo do curso, são: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia. A divulgação dos gabaritos oficiais acontece nesta quarta (09), até as 17h, e os resultados em primeira chamada serão publicados até 30 de agosto, no site da CPS.

O coordenador de Processos de Seleção, Edson Luiz Marchinski, conta que as equipes já estão trabalhando no escaneamento das redações e leitura de cartões desde a noite de ontem, para agilizar este processo de correção das provas. “A equipe já está trabalhando para que, de repente, até neste mês a gente já consiga entregar o resultado”, diz o coordenador.

O Vestibular de Inverno ofertou 744 vagas, em 37 cursos de graduação, divididas entre três cotas: universal, para alunos oriundos de escola pública e para negros oriundos de escola pública. As provas aconteceram em 13 cidades do Paraná (Ponta Grossa, Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Maringá, Palmeira, Telêmaco Borba e Umuarama).

Vestibulandos e professores

Para Fernanda Antunes, que estuda no Colégio Estadual Regente Feijó e fez o vestibular para Educação Física, cursar escola pública não significa ter menores chances de passar no vestibular. Ela conta que recebeu um ensino de qualidade e motivação para seguir com os estudos. “Os professores sempre muito engajados, cobrando bastante da gente no PSS, no vestibular e no Enem, sempre preparando muito bem os alunos que tenham o interesse de seguir esse rumo”, elogia.

Os professores do Colégio Agrícola também destacam a importância de buscar o ensino superior, segundo Flávia Maruim, aluna do Colégio Agrícola, que concorre a uma vaga no curso de Biologia. “Todas as matérias técnicas que temos no Colégio acrescentam muito para a realização da prova. Escolhi Biologia porque no Agrícola temos várias matérias sobre plantas e animais, porém não gostaria de cursar agronomia nem zootecnia”, conta a aluna.

Ana Carolina (16) e João Victor (17) são namorados e vieram do Interior de São Paulo. Ana pretende uma vaga em Medicina, mas segundo ela, para se tornar uma pesquisadora.

“Nas pesquisas que nós fizemos sobre a instituição, comparada a outras instituições no Brasil, tanto no curso de medicina como de Ciências Biológicas, que o João vai disputar, percebemos que aqui é oferecido estrutura para quem quer ser pesquisador e isso é importante”,  conta a vestibulanda. “A Universidade é respeitada e forte”, destaca.

O professor de história Felipe Soares avaliou positivamente a prova de conhecimentos gerais realizada ontem. “Com relação à disciplina de história, a prova de conhecimentos gerais, foi uma muito bem feita com temáticas pertinentes como a escravidão e Revolução Industrial, que nos ajudam a pensar o Brasil contemporâneo”. Ele destacou também que para desenvolver o tema da redação o aluno pode buscar conhecimentos na filosofia, sociologia e, especialmente, na história. “É muito produtivo quando a universidade traz uma temática de redação que envolve, muito mais do que simplesmente fazer um texto, mas um pensar crítico sobre a realidade”, enfatiza o professor.

Cursinho Popular DCE

Pelo segundo ano consecutivo, o Diretório Central de Estudantes (DCE-UEPG) oferece gratuitamente o Cursinho Popular, criado para atender a estudantes de baixa renda. As inscrições para o próximo período vão de 29 de julho a 2 de agosto e devem ser realizadas no Campus Central, bloco A (sala A115), Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. É necessário documento com foto, comprovante de residência e folha resumo do CADúnico. As aulas iniciam em 12 de agosto.

Vestibular de Verão e PSS

De 1 de agosto a 16 de setembro de 2019, a CPS recebe inscrições para o Processo Seletivo Seriado (PSS-UEPG), que acontece em 17 de novembro. Em dezembro, as provas do Vestibular de Verão serão realizadas nos dias 8 e 9. (Com assessoria)

Confira outros Posts