Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Destaques Cidades 08/07/2019

Cinco novas ambulâncias passam a integrar frota do SAMU

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Cinco novas ambulâncias passam a integrar frota do SAMU

Nesta segunda-feira (8) o prefeito Marcelo Rangel entregou cinco novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ponta Grossa. Os veículos foram repassados pelo Ministério da Saúde para compor a estrutura do Samu Regional. As ambulâncias já estão equipadas, sendo três básicas e duas avançadas, que somam mais de R$ 1,1 milhão em investimentos.

O Samu Regional tem previsão para iniciar as atividades no segundo semestre de 2019, para isso é necessário que os municípios fechem convênio através do Consórcio Intermunicipal do Samu (CimSamu).

“Nossa intenção é que nos próximos meses já estejamos com tudo encaminhado para poder começar os atendimentos regionalizados. Hoje contamos com nove cidades [Ponta Grossa, Arapoti, Jaguariaíva, Ivaí, São João do Triunfo, Imbaú, Curiúva, Telêmaco Borba e Ortigueira] com os termos já assinados, bastando apenas construir e adequar as bases em seus municípios”, destaca o diretor do CimSamu, Jaime Nogueira.

Estrutura

Ponta Grossa é a única cidade que está com toda a estrutura e equipamentos adequados, e passará a regular 568 mil habitantes das regiões que estão com os contratos assinados. “Após, e se todos os 28 municípios participarem, poderemos chegar a regular cerca de 1 milhão de habitantes” completa Nogueira.

O Samu da cidade já passou por reformas e adequações, estando pronto para operacionalizar as atividades regionais. “Nosso município ficará responsável por direcionar da melhor forma os atendimentos. Quando algum cidadão entrar em contato com o Samu solicitando uma equipe, seremos nós que encaminharemos as ambulâncias até o local”, diz Marcelo Rangel. (Com assessoria)