Fechar
Terça, 16 de abril de 2024
Terça, 16 de abril de 2024
Política 06/07/2019

Saúde faz parceria com Núcleo Regional de Educação para busca ativa de alunos em Castro

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Saúde faz parceria com Núcleo Regional de Educação para busca ativa de alunos em Castro

O Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa (NRE) firmou nesta sexta-feira (05) em Castro, parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para realização da "Busca Ativa" para o combate à evasão escolar na rede estadual de ensino.

Quando o aluno tem cinco faltas consecutivas ou sete alternadas e a escola esgota todas as tentativas de localização, o Serviço Educacional da Rede de Proteção (Serpe) que conta com a participação de instituições como Conselho Tutelar, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPS-I) e Ministério Público é acionado para fazer buscas e trazer esse aluno de volta para a escola.

A partir de agora, a Secretaria de Saúde de Castro também será comunicada para interagir no processo de busca, e por meio do prontuário eletrônico, colocará uma alerta em toda a rede. Quando um familiar do aluno realizar qualquer procedimento em um dos equipamentos da saúde do município, será comunicado de que deve comparecer na escola onde o aluno estuda.

"A saúde é mais uma ferramenta para fortalecer nossa rede de proteção e para o sucesso em resgatar esse aluno que está longe da escola", disse a chefe do Núcleo Regional de Educação, Luciane Aquiles Sleutjes.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destacou que graças ao pioneirismo de Castro em implantar o prontuário eletrônico, será possível apoiar o Núcleo Regional de Educação no combate à evasão escolar. "Como nossa rede está interligada, será mais fácil fazer a busca ativa dos alunos que deixaram de ir para a escola e colaborar para que eles retornem", finalizou. (Com assessoria)