Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa 03/07/2019

Prefeitura implanta programa 'Banho Solidário' para moradores de rua

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Prefeitura implanta programa 'Banho Solidário' para moradores de rua

Com a queda nas temperaturas nada melhor do que um banho quente para se aquecer, não é mesmo? Mas e as pessoas em situação de rua como fazem para se higienizar em uma temperatura agradável? Pensando nisso, a Prefeitura Municipal, através da Fundação Municipal de Assistência Social (Faspg) e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), passará a disponibilizar um motortrailer com banheiros completos, individuais e separados para mulheres e homens. Este projeto foi denominado Banho Solidário.

O projeto irá atender pessoas em situação de rua a partir desta sexta-feira (5), onde haverá o lançamento do Banho Solidário, às 17h, no estacionamento do Restaurante Popular Guilherme Cavina. “Estávamos há um ano trabalhando e estudando a melhor maneira de implantar este projeto na cidade. A Prefeitura de Ponta Grossa é a primeira do Brasil a realizar esta atividade, sabemos que as pessoas em situação de rua tinham esta necessidade e não medimos esforços para concretizar. Acreditamos que a novidade trará mais conforto para as pessoas que mais necessitam”, destaca a presidente da Faspg e Secretária da SMPPS, Simone Kaminiski.

O Banho Solidário ficará disponível sempre as sextas-feiras, no mesmo local, das 17h às 20h. Os usuários terão que realizar um cadastro com a assiste social e logo após receberão a senha para o banho. Além da estrutura para o banho, as pessoas em situação de rua poderão escolher uma roupa limpa, tomar sopa durante o período de inverno e receberão um kit de higiene pessoal com shampoo, condicionador, sabonete, cotonete, fio, pasta e escova dental, pente de cabelo, toalha de banho e para os homens aparelho de barbear e toalha de banho.

“Nosso objetivo é proporcionar de forma prática noções de higiene, transmitir respeito e dignidade humana e ainda conseguir diminuir problemas de saúde causados pela falta de higiene”, completa Simone. O investimento para realizar o projeto foi de aproximadamente R$ 87 mil.

Durante a inauguração que acontece nesta semana, também haverá corte de cabelo para todas as pessoas cadastradas no Banho Solidário.

Serviços destinadas a população de rua

Hoje, a cidade conta com cerca de 120 pessoas em situação de rua e 65 pessoas que são moradores de rua. O município de Ponta Grossa possui dois órgãos públicos que atendem essa população específica, o Centro POP e Abordagem Social.

O Centro POP que oferta além de atendimento especializado com assistentes sociais e psicóloga, oferece café da manhã, vale almoço (no restaurante Popular), lanche da tarde, banho, máquina para lavar as roupas, guarda de pertences, passagens intermunicipais.

O Serviço de Abordagem Social dispõe de uma equipe que realiza busca ativa nas ruas ou verificam denúncias para atender casos de violação de direitos que se encontram nas ruas (mendicância, trabalho infantil, moradores de rua, entre outras situações).

Também existe Termos de Parceria com outras entidades da sociedade civil que executam os serviços de Casa de Passagem, Abrigo Institucional e República para Adultos em processo de saída das ruas. (Com assessoria)