Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Destaques 02/07/2019

Maria Fumaça chega a Ponta Grossa para a Festa do Colono

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Maria Fumaça chega a Ponta Grossa para a Festa do Colono

Uma das maiores atrações da Festa do Colono, a locomotiva Mallet 204, chegou a Ponta Grossa nesta semana. Com viagens periódicas entre o Desvio Ribas e Guaragi, a Maria Fumaça conduzirá os passageiros por 36 quilômetros de belas paisagens dos Campos Gerais.

A atração, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), já inicia as atividades antes mesmo da Festa do Colono, com a realização de uma ‘Pré-Festa do Colono’ na fábrica da Oak Bier nos dias 06 e 07 . Já nos dias  13 e 14 de julho, os passageiros poderão desfrutar do passeio com destino à tradicional Festa do Colono, que terá música ao vivo, comidas típicas e a venda de chopp e cervejas artesanais, etc.

De acordo com o secretário de Turismo, Edgar Hampf, a inclusão da locomotiva como um dos atrativos do evento tem como objetivo resgatar as raízes ligadas à tradição ferroviária do município, proporcionando um encontro entre a história e as paisagens da cidade de Ponta Grossa.

“Nossa intenção ao apoiar a realização do evento é promover uma experiência diferenciada que fomente o turismo em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais.  Nesse sentido, a possibilidade de a população contar com esse passeio comemorativo, especialmente planejado para integrar os belíssimos atrativos naturais do município com tradição ferroviária e a Festa do Colono, proporciona um produto turístico de alta qualidade e que permite a vivência de diversas experiências e um resgate das nossas raízes”, destaca Hampf.

Festa do Colono

Neste ano, o evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Ponta Grossa, acontece  em Guaragi, nos dias 12, 13 e 14 de julho e contará com diversas opções de bebidas e comidas – desde o clássico churrasco até o diversificado cardápio oferecido pelos food trucks presentes –, música ao vivo e venda de artesanato local.  De acordo com Ricardo Carvalho, um dos organizadores da Festa, as atividades começam na sexta-feira (12) com o concurso da Rainha do Colono. Já no sábado e domingo, a festa segue com atrações das 10 h às 20 horas.

Ingressos

O passeio com o trem comemorativo é uma ação desenvolvida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF/SC), que também opera trens eventuais em outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Com duração de aproximadamente duas horas, o passeio entre o Desvio Ribas  e Guaragi contará com viagens às 9 h – saindo do Desvio Ribas - e às 15 h – com saída do Guaragi - para a população. Os ingressos podem ser adquiridos nos Supermercados Tozetto,  Bona Park, Oak Bier e no Shopping Palladium.  O custo do ticket básico está sendo vendido por 82 reais. Crianças de até cinco anos não pagam.

Datas

Sábado (06/07):  Saída às 9 h – Desvio Ribas/Guaragi
Sábado (06/07): Saída às 15 h – Guaragi/Desvio Ribas.
Domingo (07/07): Saída às 9 h – Desvio Ribas/ Guaragi
Domingo (07/07):  Saída às 15 h – Guaragi/Desvio Ribas.
Sábado (13/07) Saída às 9 h – Desvio Ribas/Guaragi
Sábado (13/07) Saída às 15 h – Guaragi/Desvio Ribas.
Domingo (14/07): Saída às  9h – Desvio Ribas a Guaragi
Domingo - 14/07/2019 às 15 h - Guaragi/Desvio Ribas.

Itinerários

Manhã

Embarque no Trem na Estação de Desvio Ribas às 08  h 30. Saída às  09 h com destino a Estação de Guaragi. Retorno de ônibus para a Estação de Desvio Ribas de hora em hora, podendo optar por realizar o almoço na Festa do Colono.

Tarde

Embarque no ônibus na Estação de Desvio Ribas, translado de ônibus até a Estação de Guaragi para realizar o passeio de Trem de Guaragi/Desvio Ribas. Para quem optar em fazer o passeio de Guaragi até o Desvio Ribas, com partida às 15h, será obrigatório retirar os bilhetes entre as  10 h 30 e 13 h na Estação Ferroviária de Desvio Ribas -localizada na Rodovia do Café,  Km 510 (Sul) ao lado da CONAB -.  Logo após a retirada dos  bilhetes, os passageiros serão levados de ônibus até a Estação Ferroviária de Guaragi, de onde o trem partirá.
Mais informações: (47) 99986-0600 / (47) 3644-7000.

(Com assessoria)