Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Política Cidades 02/07/2019

Castro: Educação promove treinamento em combate a incêndio e pânico

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro: Educação promove treinamento em combate a incêndio e pânico

Professores, diretores e funcionários das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e da Secretaria Municipal de Castro participam nesta terça e quarta-feira (2 e 3), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, de treinamento de combate a incêndio e pânico. Nos dois dias, 140 profissionais serão orientados.

A capacitação está sendo realizada por profissionais da Prefeitura e pelo do Corpo de Bombeiros, abordando temas como classe de incêndio, métodos de extinção de foto, como proceder em situações de emergência e pânico, uso de extintores conforme a classe de incêndio, sinalização de emergência, rota de fuga e ponto de encontro em situações de emergência, além de primeiros socorros.

O engenheiro Luís Banaczk destaca que a capacitação é importante para preparar as equipes da educação para saberem como agir em situações de incêndio e pânico. "Em situações de risco é preciso agir rapidamente e se os profissionais das escolas estiverem preparados, poderão evitar tumulto, reduzir o número de vítimas e ainda acionar o órgão específico para prestar socorro, conforme a situação", explica.

Ele destaca ainda que o número de pessoas capacitadas está em consonância com a Norma de Procedimentos Técnicos (NPT) do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros simulou princípio de incêndio utilizando combustível e os participantes realizaram atividade prática utilizando o extintor de acordo com a especificidade do material inflamável.

No quesito primeiros socorros, o enfermeiro Fabiano Marcel Comin tratou de temas como abordagem primária, situações de rotina como queimaduras, fraturas, entorse, entre outros, e quais procedimentos devem ser feitos.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou a importância da capacitação. "Quanto mais aptos estivermos para prestar ajuda, mais condições teremos de proteger nossos alunos e funcionários. Agradeço a parceria do Corpo de Bombeiros e dos profissionais da Prefeitura", encerrou. (Com assessoria)