Fechar
Quinta, 18 de abril de 2024
Quinta, 18 de abril de 2024
Destaques 28/06/2019

ACIPG parabeniza Observatório Social por prêmio recebido

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
ACIPG parabeniza Observatório Social por prêmio recebido

Nesta semana, a Diretoria da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), recebeu em sua reunião a presidente Giorgia Bochenek e a coordenadora de gestão do Observatório Social dos Campos Gerais, Paula Schamne. Elas apresentaram o projeto Obra Transparente, parceria entre a Transparência Brasil e o Observatório Social do Brasil (OSB), ficou com o 2º lugar na categoria responsabilidade social do VII Prêmio República.

O prêmio, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República, reconhece e dá visibilidade aos entes que se dedicam à promoção da justiça e da democracia.

De acordo com Paula, o Obra Transparente capacitou membros de Observatórios Sociais de 21 municípios do país, entre eles Ponta Grossa, para o monitoramento de editais, contratos e execução de obras de creches e escolas financiadas pelo governo federal em suas cidades. Em Ponta Grossa, foram 11 obras monitoradas, das quais duas foram canceladas antes do início do projeto, seis foram canceladas e houve devolução de verba, duas estão paralisadas e apenas uma foi concluída.

“Ficamos felizes de poder trazer um pouco dos nossos resultados, considerando que a ACIPG é uma das mantenedoras do Observatório desde o início. Este prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado de junho de 2017 a abril de 2019”, disse a coordenadora.

Giorgia comenta que para o município a notícia não é boa para o município, pois Ponta Grossa perdeu recursos federais para a construção de seis CMEIS. Os motivos foram por falta de encaminhamento do processo, problemas nos projetos básicos, nova sugestão de terreno para local inadequado ou não foi cobrada a aprovação de projeto.

“O observatório não está trabalhando contra a construção de CMEIS, mas sim, fiscalizando para que os recursos sejam bem aplicados, com projetos de construção que respeitem as especificações legais”, disse a presidente do Observatório, salientando que o trabalho da instituição prevê o uso correto de recursos públicos.

O presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, juntamente com os demais diretores, parabenizou o Observatório Social dos Campos Gerais, alegando que a instituição realiza um excelente trabalho em prol da sociedade.

“A ACIPG tem prazer em auxiliar uma instituição como o Observatório Social do Campos Gerais, por eles são nossos olhos no que é público. A fiscalização é necessária, por isso, esta atuação é imprescindível para os dias de hoje”, finaliza Fonseca. (Com assessoria)