Fechar
Sexta, 29 de março de 2024
Sexta, 29 de março de 2024
Ponta Grossa Destaques 27/06/2019

Mutirão de vacina contra febre amarela acontece neste sábado

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Mutirão de vacina contra febre amarela acontece neste sábado

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), realizará uma ação de vacinação neste sábado (29). Das 12h às 17h, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), com sala de vacina, estarão abertas para imunizar as pessoas que ainda não se protegeram contra a febre amarela. Além dessas estruturas a Prefeitura também terá ponto de vacina dentro do Terminal Central (Ônibus da Vacina).

As UBS que estarão vacinando são a Cyro de Lima Garcia (Oficinas), Luis Conrado Mansani (Uvaranas), Romulo Pazinato (Nova Russia) e Egon Roskamp (Santa Paula). “Nossa intenção é oportunizar mais um dia para vacina. As pessoas que não tem condições de ir nas UBS durante a semana, por conta do trabalho, por exemplo, poderão procurar uma das estruturas abertas para garantir a imunização”, destaca o secretário adjunto de saúde, Rodrigo Monjabosco.

As ações de vacinação estão sendo feitas devido ao primeiro caso de febre amarela em um macaco, identificado tecnicamente como Primata Não Humano (PNH), encontrado morto nesta localidade. “Estamos fazendo um reforço nas ações, porém é importante que a população entenda que a prevenção através da vacina continua sendo o diferencial contra a doença, pois as pessoas vacinadas já estão protegidas contra a febre amarela, por isso a importância de se imunizar”, destaca a enfermeira, Daniele Fabian.

Carteirinha

Quem ainda não se vacinou ou está em dúvida se tomou a vacina, deve levar sua carteira vacinal até um dos estabelecimentos. “Nossas equipes estão preparadas e na expectativa que a comunidade procure os serviços. Estamos com as salas de vacina abastecidas, aguardando a procura espontânea do público alvo”, esclarece Manjabosco. Até o momento cerca de 254 mil pessoas se protegeram contra a Febra Amarela, porém a FMS estima que 80 mil pessoas ainda não se imunizaram.

As pessoas que não conseguirem participar da ação no sábado, poderão procurar umas das 21 salas de vacinas, localizadas dentro das UBS, das 9h às 11h30, das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira. Confira aqui a lista das UBS. Para se vacinar basta levar a carteira de vacina e o cartão SUS. (Com assessoria)