Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques 11/06/2019

Ratinho Junior discute previdência e trata de investimentos em Brasília

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Ratinho Junior discute previdência e trata de investimentos em Brasília

O governador Carlos Massa Ratinho Junior cumpriu agenda em Brasília (DF) nesta terça-feira (11) e participou de diversas reuniões e encontros. Pela manhã, esteve na quinta reunião do Fórum de Governadores. A pauta foi a defesa da manutenção dos Estados e municípios no texto da comissão especial da reforma da Previdência.

“A reforma da Previdência é uma necessidade para que o País avance. Não incluir estados e municípios na proposta em análise no Congresso significa retardar uma medida que é urgente para o Brasil”, avalia Ratinho Junior. “Sem os Estados e municípios, vamos criar no mínimo 27 novos problemas”.

O deficit previdenciário no País hoje se aproxima de R$ 100 bilhões por ano e não vai parar de crescer, segundo balanço da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado. O passivo atual e futuro dos Estados é maior inclusive que a dívida dos governos com a União e com bancos. A proposta do governo federal prevê economia de R$ 350 bilhões em dez anos para os Estados.

Infraestrutura

Ratinho Junior e o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, também se encontraram com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. Trataram sobre dois processos de extrema importância para a logística do Estado.

Um deles é o novo Anel de Integração, passando de 2,6 mil quilômetros para 4,1 mil quilômetros de rodovias estaduais concedidas. O Paraná e a União estão trabalhando para incluir os novos lotes dentro do pacote de concessões que o governo federal deve lançar até 2020. “O ministro reforçou que é o maior lote do país, com a malha rodoviária do Paraná saindo muito fortalecida”, destacou Sandro Alex.

Outro assunto foi a concessão de aeroportos. Quatro terminais aéreos – Afonso Pena, Bacacheri, Foz do Iguaçu e Londrina – devem passar a ser administrados pela iniciativa privada a partir da licitação que o governo federal deve lançar até o fim do ano.

Codesul

No Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Ratinho acompanhou a posse do novo presidente. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, passa a liderar o bloco pelo próximo ano. A organização é formanda pelos estados do Sul e o Mato Grosso do Sul. O objetivo é trabalhar pautas conjuntas de desenvolvimento econômico e social.

A reunião do Codesul ainda contou com a apresentação da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) sobre o panorama do novo mercado do gás natural no Brasil, e um balanço das operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e os projetos para 2019 da instituição. (Com assessoria)