Fechar
Quinta, 25 de abril de 2024
Quinta, 25 de abril de 2024
Ponta Grossa 10/06/2019

Vândalos incendeiam PEV de recicláveis na '31 de Março'

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Vândalos incendeiam PEV de recicláveis na '31 de Março'

Um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de recicláveis foi vandalizado no último domingo (09). A estrutura, instalada na região da 31 de Março, foi incendiada por vândalos e necessitará de reparos para voltar à utilização. A estrutura vandalizada integra o sistema de coleta seletiva na cidade, composto pelos caminhões que fazem a coleta porta a porta, os mais de 130 PEVs espalhados em pontos da região central, escolas e Cmeis e os 15 PEVs instalados em mercados de Ponta Grossa. A estrutura vandalizada será encaminhada para restauro e um PEV de área com menor procura será remanejado para atender a comunidade do local.

“Nos últimos anos, temos trabalhado para ampliar o acesso de toda população ao sistema de coleta seletiva. Os PEVs nos mercados visam facilitar a vida do cidadão que pode aproveitar o momento de realizar as compras para descartar corretamente os recicláveis separados em casa, fazendo a sua parte pelo meio ambiente. São mais de 150 pontos espalhados em diferentes partes da cidade e ficaremos com um a menos até que seja realizado o restauro nessa estrutura vandalizada”, lamenta o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Todo o material coletado nos PEVs é destinado às associações de recicladores do município, que hoje são fonte de renda para cerca de 100 famílias.  Por isso, o ato de vandalismo prejudica a população que usa da estrutura e também a geração de renda de quem depende desses materiais. “Quem pratica o vandalismo, pratica um ato contra a sociedade. A ação de colocar fogo em um Ponto de Entrega Voluntária indica que algumas pessoas precisam muito mais de que uma aula de educação ambiental, precisam de aulas”, aponta Barros. (Com assessoria)