Fechar
Quinta, 28 de março de 2024
Quinta, 28 de março de 2024
Destaques Cidades 07/06/2019

Castro: Reunião discute melhorias na atenção básica de saúde

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Castro: Reunião discute melhorias na atenção básica de saúde

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde participaram nesta quinta-feira (6) da "Reunião de Pactuação pelo Fortalecimento e Qualificação da Atenção Primária", promovida pela 3ª Regional de Saúde, na sede do Senac.

De acordo com o diretor da Regional, Robson Xavier da Silva, todos os anos é feita uma pactuação nacional com os municípios e estados onde há indicadores que apontam os níveis de organização do sistema público de saúde municipal, regional ou estadual.

"Na nossa região, verificamos aumento da mortalidade materna e infantil, dificuldade com as coberturas vacinais e óbitos prematuros, principalmente de pessoas com doenças crônicas como hipertensão, diabetes e câncer, entre outros. São indicadores que demandam necessidade de esforços para melhorar a atenção básica. Vamos ajudar os 12 municípios da região a identificar as dificuldades para organizar melhor os seus serviços na atenção básica e termos resultados melhores", disse.

Robson ressalta que é na atenção básica que 85% dos problemas de saúde da população são resolvidos pela oferta de serviços mais próximos da residência das pessoas, vacinas, exames preventivos e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas. "O desafio é olhar ao redor, conhecer a complexidade das situações e as equipes adotarem as medidas adequadas, além de incentivar a promoção e prevenção à saúde para melhorar a qualidade de vida da população", analisou.

Esforço conjunto

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke disse que o debate de eixos que possibilitam ao município identificar as fraquezas na área da saúde e propor o fortalecimento da rede SUS de Castro, contribuirá para melhorar as ações. "O esforço conjunto entre município e regional, com certeza, trará avanços para a atenção primária que vão resultar em melhorias no atendimento para os usuários", destacou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior afirmou que Castro é município parceiro da 3ª Regional de Saúde, e que conta com uma equipe comprometida para o funcionamento da saúde. "O desafio é diário, estamos aqui para aprender, e queremos construir um bom trabalho junto com vocês", disse. (Com assessoria)