Destaques Ponta Grossa

Audiência Regional da Cultura acontece na quarta-feira em PG

Artistas, agentes culturais e representantes do poder público da macrorregião dos Campos Gerais têm encontro marcado em Ponta Grossa na próxima quarta-feira, 05 de junho, para a Audiência Pública Regional de Cultura proposta pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura (SECC). O encontro propõe abrir o diálogo com a comunidade sobre vários temas fundamentais para a cultura no Paraná. A primeira etapa da reunião será no Cine-Teatro Ópera, das 9h às 12h, e a participação é aberta a qualquer interessado.

A audiência começa com uma palestra com a superintendente de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, e apresentação de sua nova equipe de trabalho. Na pauta estão o Sistema Nacional de Cultura (SNC), a ação programática da cultura proposta pela nova gestão, o 3º edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), as políticas públicas de economia criativa, o cronograma da Conferência Estadual de Cultura para eleição dos novos membros do Conselho Estadual de Cultura (CONSEC) e, ainda, a elaboração
participativa dos planos setoriais de cultura.

Demandas

Na parte da tarde, às 13h30, os agentes culturais e artistas podem se reunir com grupos da Superintendência para levar suas demandas, dificuldades e sugestões sobre as dez áreas artístico-culturais: teatro; ópera; circo; artes visuais; audiovisual; dança; literatura, livro e leitura; música; patrimônio cultural material e imaterial; e manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura. As reuniões acontecerão no Campus Central da UEPG. Não é obrigatória a participação nos dois períodos (manhã e tarde).

“Ir ao encontro dos protagonistas da Cultura no Estado e ouvir suas demandas é mais uma iniciativa alinhada às novas diretrizes do Governo do Paraná, de estar próximo e atender cada setor da sociedade paranaense de forma transparente e acessível. Assim, unimos esforços para construir uma gestão melhor para todos”, comentou o secretário da Comunicação e Cultura, Hudson José.

Para a superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, um dos pontos importantes das audiências públicas é estar nos municípios. “É difícil definir a política cultural do Estado dentro do escritório com a sua equipe em Curitiba. Estar no município, e isso aprendi com o nosso governador nas interiorizações que fizemos, é essencial para sentir a cultura local, falar com o produtor e com o artista. Você sente a região. Nosso Paraná é grande, tem 399 municípios, cada região com a sua característica. Então é muito importante estar na região para sentir como ela funciona”, destaca.

Os interessados podem se inscrever previamente por meio do formulário disponibilizado no site  www.cultura.pr.gov.br.

Audiências Públicas Regionais de Cultura 2019
Macrorregião dos Campos Gerais
Data: 05 de junho
Horário: 9h
Local: Cine-Teatro Ópera
Inscrições: bit.ly/audienciacultura2019

(Com assessoria)

Confira outros Posts