Fechar
Terça, 23 de abril de 2024
Terça, 23 de abril de 2024
Ponta Grossa Destaques 25/05/2019

Segurança: Monitoramento por câmeras tem bons resultados em PG

Ouça a notícia Tempo de leitura aprox. --
Segurança: Monitoramento por câmeras tem bons resultados em PG

A Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) registrou entre janeiro e abril deste ano 6.691 situações flagradas pelas  equipes de monitoramento da Guarda Municipal (GM), em Ponta Grossa. Desse total, 1.549 visualizações – cerca de 23% - resultaram em ações efetivas da GM, com deslocamento das equipes para verificação e abordagem de suspeitos.

De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da SCMSP, Carlos Henrique Salomon, os números demonstram um avanço positivo em relação à eficiência do monitoramento na identificação de atitudes suspeitas e prevenção de delitos.

“O resultado é muito positivo. Há alguns meses estamos mantendo o número de mais de 1,500 visualizações mensais e que resultam, na média, em cerca 400 atendimentos em campo efetuados pela Guarda Municipal. Em alguns casos, ultrapassamos esse número. Como resultado disso, hoje, a Central de Monitoramento/153 é responsável por cerca de 60% das ocorrências repassadas para atendimento da GM”, destaca Salomon.

“O emprego da tecnologia tem sido muito importante para o desenvolvimento de ações mais precisas e eficientes da Guarda Municipal em campo, promovendo maior agilidade no atendimento e maior solidez na coleta de informações essenciais para o planejamento estratégico da Secretaria”, declara o secretário da SMCSP, Ary Lovato.

“Além disso, o trabalho do monitoramento auxilia outras forças de segurança, pois contribui não só como prova em algumas investigações, mas também na identificação de suspeitos”, finaliza Lovato.

Números

De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), o mês de janeiro foi o que mais concentrou visualizações da Central de Monitoramento, com um total de 2.090 acompanhamentos, resultando em 506 ações da Guarda Municipal. Já em fevereiro, foram registradas 1.493 visualizações com 361 deslocamentos para verificação.

Em março, as equipes de monitoramento somaram 1.522 visualizações e  378 ocorrências em campo . Por fim, no mês de abril, foram 1.586 visualizações, que levaram a 304 deslocamentos da GM para verificação e abordagem de suspeitos (Com assessoria)